![Aumento dos concursos públicos têm aumentado também as buscas por eles Imagem ilustrativa da notícia Sabe estudar para concurso? Veja erros comuns na preparação](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/concurso-publico_00893522_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fconcurso-publico_00893522_0_.jpg%3Fxid%3D3003503&xid=3003503)
Com a confirmação de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) com 3,5 mil vagas, a estabilidade profissional e financeira continua a ser o sonho de muitos.
A primeira edição, em 2024, teve 2,14 milhões de inscritos, um recorde no número de em concurso no Brasil, e essa tendência deve continuar.
Conteúdo relacionado
- Novo CNU: saiba aqui tudo sobre edital, vagas e salários
- Concurso ESA: salário pode chegar a mais de R$ 3.800
- Concurso do MPU pode ter até 10 mil aprovados
Mas, você, que está se preparando para concursos, sabe quais são os maiores erros dos concurseiros, e como evitá-los? Confira:
Erro 1: não focar
O mais importante para um concurseiro, além de estudar, é focar na área e no órgão dos sonhos. Os concursos demoram para sair, podem levar até décadas para a abertura de uma nova vaga.
Por isso, é importante que o concurseiro foque na área que quer, nas competências específicas de cada uma e verificar os diversos fatores, como a possibilidade de prova de aptidão física.
Erro 2: Administrar mal o tempo
A preparação para um concurso não deve ser feita sem planejamento, com estudos desordenados e fora de foco. O concurseiro deve avaliar se há tempo hábil, se as disciplinas são mais difíceis ou mais fáceis para ele, e quanto tempo pode estudar por dia.
Não ter um horário bem definido de estudos e achar que é preciso estudar muitas horas seguidas são erros comuns. Segundo especialistas, uma rotina de estudos com duas ou três horas por dia é melhor do que estudar por horas a fio em um único dia.
Erro 3: Preparação curta
Planejamento financeiro e psicológico, principalmente para aqueles que largaram suas carreiras para focar em concursos. A preparação para um concurso é uma tarefa de médio a longo prazo, por isso é importante ter uma reserva financeira para não ficar desamparado no período.
Além disso, tomar posse na vaga pode demorar mais do que o esperado, e levar a diversos problemas emocionais, psicológicos e financeiros se não houver um preparo prévio e um conhecimento da realidade, que não é a mais fácil.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Erro 4: Esperar publicação do edital para estudar
Esperar o edital, que normalmente é publicado por volta de 90 dias antes da prova, também é um erro clássico. Ao fazer isso, o concurseiro não tem tempo o suficiente para aprender todo o conteúdo.
Mesmo sem edital, a recomendação de especialistas é que o estudante se prepare com matérias comuns que costumam aparecer em cada área e com provas antigas.
É melhor começar a se preparar pelo menos um ano antes da prova, para manter a consistência nos estudos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar