plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DICAS DE ESTUDO 📚

Sabe estudar para concurso? Veja erros comuns na preparação

Erros mais básicos podem levar a uma não classificação no concurso dos sonhos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sabe estudar para concurso? Veja erros comuns na preparação camera Aumento dos concursos públicos têm aumentado também as buscas por eles | (DC Studio/Freepik)

Com a confirmação de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) com 3,5 mil vagas, a estabilidade profissional e financeira continua a ser o sonho de muitos.

A primeira edição, em 2024, teve 2,14 milhões de inscritos, um recorde no número de em concurso no Brasil, e essa tendência deve continuar.

Conteúdo relacionado

Mas, você, que está se preparando para concursos, sabe quais são os maiores erros dos concurseiros, e como evitá-los? Confira:

Erro 1: não focar

O mais importante para um concurseiro, além de estudar, é focar na área e no órgão dos sonhos. Os concursos demoram para sair, podem levar até décadas para a abertura de uma nova vaga.

Por isso, é importante que o concurseiro foque na área que quer, nas competências específicas de cada uma e verificar os diversos fatores, como a possibilidade de prova de aptidão física.

Erro 2: Administrar mal o tempo

A preparação para um concurso não deve ser feita sem planejamento, com estudos desordenados e fora de foco. O concurseiro deve avaliar se há tempo hábil, se as disciplinas são mais difíceis ou mais fáceis para ele, e quanto tempo pode estudar por dia.

Não ter um horário bem definido de estudos e achar que é preciso estudar muitas horas seguidas são erros comuns. Segundo especialistas, uma rotina de estudos com duas ou três horas por dia é melhor do que estudar por horas a fio em um único dia.

Erro 3: Preparação curta

Planejamento financeiro e psicológico, principalmente para aqueles que largaram suas carreiras para focar em concursos. A preparação para um concurso é uma tarefa de médio a longo prazo, por isso é importante ter uma reserva financeira para não ficar desamparado no período.

Além disso, tomar posse na vaga pode demorar mais do que o esperado, e levar a diversos problemas emocionais, psicológicos e financeiros se não houver um preparo prévio e um conhecimento da realidade, que não é a mais fácil.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Erro 4: Esperar publicação do edital para estudar

Esperar o edital, que normalmente é publicado por volta de 90 dias antes da prova, também é um erro clássico. Ao fazer isso, o concurseiro não tem tempo o suficiente para aprender todo o conteúdo.

Mesmo sem edital, a recomendação de especialistas é que o estudante se prepare com matérias comuns que costumam aparecer em cada área e com provas antigas.

É melhor começar a se preparar pelo menos um ano antes da prova, para manter a consistência nos estudos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Concursos

    Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

    Últimas Notícias