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EDUCAÇÃO

Seduc abre 8 mil vagas para formação de avaliação do Saeb

Curso terá carga horária de 40 horas.

Imagem ilustrativa da notícia Seduc abre 8 mil vagas para formação de avaliação do Saeb camera Alex Ribeiro/Agência Pará

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém abertas as inscrições, até o próximo domingo, dia 07, para a formação “O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na Prática da Sala de Aula”. O curso será ministrado pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor), e terá carga horária de 40 horas.

Serão apresentadas questões fundamentais sobre o Saeb, discutindo um vasto referencial teórico, conceitos, estratégias pedagógicas e instrumentos avaliativos. A iniciativa é direcionada aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática, que lecionam para turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e da 3ª série do ensino médio, na rede estadual e nas redes municipais de ensino.

Em 2021, o Saeb passa por uma série de mudanças, que terão reflexos diretos no ensino médio. Neste sentido, com o objetivo de preparar os profissionais da educação para o exame e entender quais são as novidades previstas para este ano, estão sendo ofertadas 8 mil vagas para a formação continuada, que vai debater o assunto. Os interessados podem se inscrever pelo link.

Para o coordenador do Cefor, Augusto Paes, é muito importante a participação de docentes, coordenadores pedagógicos e gestores no curso de formação. “Se faz necessário que haja uma compreensão dos processos voltados ao Saeb, sobretudo na prática da sala de aula, que é o grande foco trabalhado no curso. Vamos abordar os descritores que apresentam maior nível de dificuldade pelos alunos, verificando as estratégias didáticas e, com certeza, a formação vem para somar com as demais ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Seduc”, frisou Augusto Paes.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e dos fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública, e de uma amostra na rede privada, é possível ter uma noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Esta iniciativa possibilita, ainda, que a rede estadual e as redes municipais de ensino avaliem o processo de aprendizagem dos estudantes. O resultado do exame também representa um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

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