Diário Online
Concursos / Federais
OPORTUNIDADES

Concursos federais devem abrir 215 mil vagas em 2022

Os certames para órgãos do Governo Federal devem oferecer oportunidades para vários níveis de escolaridade e salários que ultrapassam R$ 20 mil. Confira alguns deles e como começar a estudar desde agora

domingo, 21/11/2021, 08:24 - Atualizado em 21/11/2021, 08:24 - Autor: Com informações de Wesley Costa (Diário do Pará)


Um dos concursos mais aguardados para 2022 é o da Receita Federal
Um dos concursos mais aguardados para 2022 é o da Receita Federal | Marcelo Camargo - Agência Brasil

Os concurseiros de plantão podem começar a se preparar, porque o ano de 2022 promete vários certames. Ao todo, 215 mil vagas de concursos públicos são esperadas para serem abertas em cargos nos mais diversos órgãos da esfera federal. Contemplando vários níveis de escolaridade, em alguns casos o salário pode chegar a R$ 21 mil mensais.

As chances de ingressar na carreira pública também aumentaram consideravelmente no segundo semestre deste ano, após boa parte da população ser vacinada e os índices de contaminação e mortes pela Covid-19 reduzirem drasticamente. Segundo o diretor da Central de Concursos, Gabriel Henrique Pinto, as expectativas para os novos certames do próximo ano são grandes.

O DOL CONCURSOS SELECIONOU O MELHOR MATERIAL DIDÁTICO PARA VOCÊ SER APROVADO EM QUALQUER CONCURSO DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE DAR BEM EM QUALQUER CONCURSO

“Viemos de um período de escassez do universo de concursos devido a troca de governos, a crise econômica e a própria pandemia da Covid-19. Muitos concursos que iam acontecer há três anos, por exemplo, estavam represados devido a necessidade de conter as despesas, mas em muitos casos a situação ficou calamitosa. Então, o que está acontecendo agora é uma retomada desses certames e de outros que podem acontecer também em 2022”, explicou.

EXPECTATIVA

Vários dos concursos anunciados para ocorrer em 2022 ainda estão com editais pendentes de publicação, gerando maiores expectativas nos candidatos e também para quem trabalha com a preparação dos alunos que farão as provas. Porém, esse também é um momento importante e necessário do processo, diz Gabriel Henrique. “Todo concurso tem um procedimento até ser aprovado e um estudo para entender se ele é necessário, se há orçamento para pagar os servidores e etc. Então, diversos deles ainda estão em etapas diferentes desse processo, como editais para abrir, ou alguns que já foram ou ainda serão autorizados. Todo esse processo pode demorar até um ano, mas antes de janeiro já é possível que alguns editais sejam publicados”, conta.

Edital do concurso da Telebrás já pode ser publicado

Mesmo sem previsão para o lançamento dos editais, o coordenador explica que o candidato já pode começar a se preparar para as provas. A primeira recomendação é que se defina a carreira pretendida dentro das opções e, em seguida, escolher a melhor forma de se preparar com os estudos. Quanto antes iniciar a preparação, mais chances o candidato terá de ser aprovado, lembra o diretor.

“Não se deve esperar abrir o concurso para começar a estudar. A preparação deve iniciar mesmo sem ter a previsão de prova. O candidato pode começar, por exemplo, estudando pelo edital do último concurso realizado para aquela área, pois poucas coisas são alteradas. Muita gente começa depois que sai o edital, mas as vagas costumam ser daqueles que se prepararam há mais tempo e com eficiência”, afirma.

Clique aqui e saiba mais sobre concursos estaduais no Pará!

Com tantas oportunidades de ingressar na carreira pública, alguns concursos costumam ser bem mais procurados. O destaque fica para aqueles das áreas administrativas, que normalmente concentram um número maior de vagas. Em 2022, o certame do IBGE que costumava fazer seleções de dois em dois anos, é um dos que deve receber um grande número de inscrições, devido sua facilidade e o quantitativo de vagas ofertadas.

Já a Receita Federal, que não tem ingresso de servidores desde 2015, por exemplo, também poderá ser um dos mais disputados pelos candidatos que já estão na expectativa da prova. Os processos seletivos para Tribunais Federais em váriasregiões do país têm tendência em alta.

Clique aqui e saiba mais sobre concursos municipais!

Outra dica dada pelo entrevistado aos interessados em prestar concursos no próximo ano, é que os mesmos levem em consideração, além do valor da remuneração, suas afinidades com a área desejada. “Não adianta você escolher uma carreira policial se não suportar a ideia de ter que andar com um armamento diariamente, por exemplo. É preciso que sua escolha esteja de acordo com seu perfil, que se tenha um olhar cauteloso e carinhoso para a carreira, mergulhar de cabeça e não ficar pulando de galho em galho perdendo tempo”, orienta.

O DOL CONCURSOS SELECIONOU O MELHOR MATERIAL DIDÁTICO PARA VOCÊ SER APROVADO EM QUALQUER CONCURSO DO BRASIL. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SE DAR BEM EM QUALQUER CONCURSO

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS