As provas do concurso público do Banco Brasil serão aplicadas no dia 23 de abril. Ao todo, são 6 mil vagas ofertadas, 4 mil imediatas e 2 mil para o cadastro de reserva, com salário de R $3.622,23, para todo o Brasil.
A expectativa é que o concurso seja muito disputado. As inscrições vão até esta segunda-feira (6). Para chegar no dia do exame e fazer uma boa prova, é preciso estar bem preparado.
As provas do concurso do Banco do Brasil terão questões objetivas e prova de redação, com duração de 5h.
Leia mais
Concurso público vai pagar até R$ 28 mil; veja outros no PA
Mais de 5700 faltaram ao concurso da Semas neste domingo
O que vai cair na prova do Banco do Brasil?
Para as vagas de agente de tecnologia, as provas terão 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimento Básico e 45 de Conhecimento Específico.
Conhecimento Básico
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Língua Inglesa?: 5 questões
- Matemática: 5 questões
- Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões
Conhecimentos Específicos
- Probabilidade e Estatística: 5 questões
- Conhecimentos Bancários: 5 questões
- Tecnologia da Informação: 35 questões
Para agente comercial, as provas também terão 70 questões de múltipla escolha, com 25 de Conhecimento Básico e 45 de Conhecimento Específico.
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Língua Inglesa: 5 questões
- Matemática: 5 questões
- Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões
Conhecimentos Específicos:
- Matemática Financeira: 5 questões
- Conhecimentos Bancários: 10 questões
- Conhecimentos de Informática: 15 questões
- Vendas e Negociação: 15 questões
Redação
A redação será do tipo dissertativo-argumentativo. A banca do concurso costuma cobrar textos críticos e com o posicionamento do candidato dentro do texto. Por isso, é muito importante ter leituras e estar atento aos assuntos da atualidade que podem ser temas, além de treinar a escrita.
O texto da redação deve ser organizado em:
Introdução: apresentação do tema e da tese principal.
Desenvolvimento: defender e apresentar argumentos para justificar a tese principal.
Conclusão: apresentar uma sugestão de resolução do problema principal.
Dicas para uma boa prova
- Para toda prova, é importante ter um plano de estudo. Se você fez, mas ainda tem dificuldades em alguma matéria, na reta final, é relevante focar em assuntos que você ainda não domina, sempre revendo os seus erros.
- Fazer provas de concursos parecidos de anos anteriores também ajuda. Além de ser um teste de conhecimento, é importante para se familiarizar com o estilo do exame.
- Fazer bastante leituras e está atualizado nas áreas dos conhecimentos.
- Para a redação, é importante estar atento para não fugir do tema, evitar ser radical, não usar clichês sem motivo e evitar o uso da linguagem coloquial. Lembre-se que o texto precisa ser claro e limpo. Por isso, treinar e ler é muito importante.
- Cuidado com o tempo. Se puder, treine em casa. Tente fazer uma prova de um anterior nas 5h disponibilizadas pela banca, assim, você consegue chegar no dia do exame com uma noção melhor do tempo de resolver as questões.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar