As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o "Enem dos concursos", estarão abertas a partir desta sexta-feira (19), oferecendo mais de 6,4 mil vagas em diversos cargos.
Entre as oportunidades disponíveis, destaca-se o cargo altamente disputado de auditor-fiscal do trabalho (AFT), que oferece, além de 900 vagas, uma remuneração inicial de R$ 22.921,70, a mais elevada do concurso.
Conteúdos relacionados:
- IBGE terá 895 vagas destinadas ao "Enem dos Concursos"
- Aeronáutica abre inscrições de concurso com 100 vagas
Um diferencial atrativo é a aceitação de candidatos graduados em qualquer área de conhecimento. Isso significa que profissionais com certificado de conclusão ou diploma devidamente registrado por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) podem concorrer às vagas.
Quer ver mais notícias de concursos? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Funções de um auditor-fiscal do trabalho
Conforme as informações do edital, as responsabilidades do auditor incluem a fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas, especialmente no que diz respeito à segurança e saúde no ambiente de trabalho, por meio de inspeções detalhadas.
Além disso, espera-se que o profissional desenvolva ações para promover ambientes profissionais com condições ideais de saúde e segurança, atuando contra o trabalho em condições análogas à escravidão e infantil.
Além das fiscalizações, os auditores-fiscais têm o poder de embargar e interditar serviços ou estabelecimentos em situações de risco à saúde e segurança do trabalhador.
Divisão de cotas
O Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu que 5% das vagas de cada cargo sejam reservadas para a contratação de pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros. Desse modo, das 900 vagas para auditores fiscais do trabalho, 675 são destinadas à ampla concorrência, 45 para pessoas com deficiência e 180 exclusivas a candidatos negros.
Local das vagas
Quanto ao local de exercício, a distribuição de vagas nas unidades do Ministério do Trabalho ainda não foi divulgada. O edital prevê que as informações sobre as localidades serão anunciadas juntamente com o ato de nomeação e convocação dos candidatos aprovados para a escolha de vagas e posse no cargo.
Para os interessados, é importante estar ciente do que estudar. A avaliação para auditor-fiscal do trabalho, parte do 4º bloco temático (área de trabalho e saúde do servidor) do concurso, será composta por 20 questões objetivas de conhecimentos gerais, 50 questões objetivas de conhecimentos específicos e uma questão discursiva.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os temas abordados incluem:
- Políticas Públicas
- Desafios do Estado de Direito: Democracia e Cidadania
- Ética e Integridade
- Diversidade e Inclusão na Sociedade
- Administração Pública Federal
- Finanças Públicas
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar