O Congresso do Peru aprovou nesta terça-feira (17) a destituição do presidente interino José Jerí. A medida foi tomada por maioria simples, conforme exigido pelo regimento, e abre caminho para a escolha de um novo chefe de Estado interino nesta quarta-feira (18), às 16h (horário de Brasília).
Jerí havia assumido o comando do país em 10 de outubro, após a saída de Dina Boluarte. Ele era alvo de duas investigações relacionadas a suposto tráfico de influência. As apurações tiveram início após a divulgação de um encontro com um empresário e avançaram com suspeitas de interferência em contratações públicas.
Conteúdo relacionado:
- Corpo de terceira vítima de naufrágio no Amazonas é enterrado em Manaus
- Brasileira morta por ex-marido nos EUA conseguiu green card e queria visitar Brasil
- Moraes diz que houve acessos ilícitos e vazamento de dados de ministros do STF
Segundo o então presidente interino do Congresso, Fernando Rospigliosi, 115 parlamentares estavam habilitados a votar, sendo necessários 58 votos para aprovar a moção de censura. Com a aprovação, o Legislativo deverá eleger um novo presidente do Congresso, que assumirá interinamente a Presidência da República até a realização das eleições.
A decisão ocorre em um cenário político marcado por sucessivas trocas de comando. O país terá eleições gerais em 12 de abril, e o processo eleitoral já conta com mais de 30 candidatos registrados. Entre os nomes que se manifestaram sobre a crise política está Rafael López Aliaga, da Renovação Popular, que defendia a saída de Jerí. Já o embaixador dos Estados Unidos em Lima, Bernie Navarro, declarou que a alternância frequente de presidentes não é um quadro institucional esperado.
Quer mais notícias internacionais? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Do lado de fora do Congresso, manifestantes acompanharam a votação e pediram o afastamento do então presidente interino. Jerí negou irregularidades e afirmou que tinha condições de permanecer no cargo até o pleito.
Desde 2016, o Peru acumula uma série de mudanças na Presidência. No período, passaram pelo cargo Ollanta Humala, Pedro Pablo Kuczynski, Martín Vizcarra, Manuel Merino, Francisco Sagasti, Pedro Castillo, Dina Boluarte e, mais recentemente, José Jerí.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar