É indígena e estava aguardando as inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)? A espera acabou! Nesta segunda-feira (2), inicia o período de inscrições para o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) 2025, que vai até o dia 12 de dezembro.
O processo seletivo consiste de uma prova escrita de redação em língua portuguesa e entrevista. A prova e a entrevista serão realizadas em 5 de janeiro e 27 de janeiro de 2025, respectivamente.
Serão ofertadas 151 vagas no Campus de Santarém e nos campi regionais nos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.
Desse total, 50 vagas estão dentro da recém-criada Licenciatura Intercultural Indígena, ofertada pelo Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), além de duas vagas para o curso de Medicina do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) e mais duas vagas para o curso de Agronomia do Campus Monte Alegre.
A previsão de divulgação do resultado final é 7 de fevereiro de 2025. Os candidatos poderão realizar a prova nos municípios de Alenquer, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém. O candidato deve escolher o local de prova no ato da inscrição.
No processo de inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções, e anexar os documentos solicitados, entre eles a Declaração de Autorreconhecimento e Pertencimento.
O candidato deverá, obrigatoriamente, indicar a ordem de preferência de ocupação de vaga no curso e poderá ainda indicar mais três opções dentre os cursos oferecidos no processo seletivo, de acordo com as opções previstas no edital.
Inclusão regional
A Ufopa adotará no PSEI 2025 o argumento de inclusão regional como forma de estimular o acesso de candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas nos municípios que compõem a área de abrangência da Ufopa, conforme disposto no artigo 4º da Resolução nº 434/2024-Consepe, de 29 de novembro 2024.
Quer mais notícias processos seletivos? Acesse nosso canal no WhatsApp
O argumento de inclusão regional será um acréscimo de 20% (vinte por cento) na nota do candidato nos processos seletivos regulares e especiais realizados pela instituição. Para fins de concessão do acréscimo, serão considerados os candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em estabelecimentos de ensino nos municípios que compõem a área de abrangência da Ufopa, que são: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
Também serão contemplados com o bônus de 20% (vinte por cento) os candidatos que concluíram o ensino médio por meio de exames de proficiência, sendo necessária a comprovação, para habilitação ao vínculo institucional, de que os candidatos residiram em municípios da área de abrangência da Ufopa no período de outubro de 2021 a outubro de 2024.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar