O ano de 2025 já começou com tudo e quem almeja por um cargo no serviço público já pode começar a se preparar com novos certames previstos para serem publicados.
Um deles é novo edital do concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA), que deve sair em março com 1.125 vagas. De acordo com o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), as provas objetivas estão previstas para acontecerem em setembro, mas ainda sem data definida.
O concurso da ESA é realizado todos os anos e é voltado para o curso de formação e graduação de sargentos, nas áreas Geral, Músico e Saúde. Os aprovados na seleção deste ano, irão ingressar em 2026, para a formação.
Vagas
Em relação à oferta de vagas, o certame prevê 1.125 oportunidades, o que representa um aumento de 25 vagas em relação ao ano anterior.
Confira abaixo a distribuição das vagas do último edital:
Área Geral
- 910 vagas para os candidatos do sexo masculino, sendo 182 destinadas à cota de negros; e
- 105 vagas para candidatas do sexo feminino, sendo 21 destinadas à cota de negros.
Música (ambos os sexos)
- Clarineta em MIB/Clarineta em SIB: total de oito vagas, sendo seis para a ampla concorrência e duas vagas para candidatos negros
- Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB: total de quatro vagas, sendo três para a ampla concorrência e uma vaga para candidatos negros
- Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara): total de sete vagas, sendo seis para a ampla concorrência e uma para candidatos negros
- Trompa em Fá: uma vaga para a ampla concorrência
- Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB: total de seis vagas, sendo cinco para a ampla concorrência e uma para candidatos negros
- Tuba em MIB/Tuba em SIB: total de quatro vagas, sendo três para a ampla concorrência e uma para candidatos negros.
Área da Saúde
- 55 vagas, sendo 11 delas destinadas às cotas para negros.
Para participar, é necessário ter ensino médio completo. No caso de vagas da área da Saúde, é exigido que o candidato tenha certificado ou declaração de conclusão do curso técnico ou superior em Enfermagem, além do Registro no Conselho Regional de Enfermagem.
Quer mais notícias sobre Concursos? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além da escolaridade, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
Área Geral: mínimo de 17 anos e máximo de 24;
Área da Saúde e de Música: mínimo de 17 e máximo de 26 anos.
A remuneração para os candidatos aprovados em todas as fases do concurso serão promovidos ao posto de Terceiro-Sargento, com remuneração inicial de R$3.825,00.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar