plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ENEM DOS CONCURSOS

Edital do CNU 2025 será lançado até março, afirma ministra

O edital do Concurso Público Nacional Unificado será lançado até março de 2025, com novas carreiras e oportunidades no serviço público.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Edital do CNU 2025 será lançado até março, afirma ministra camera Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, confirmou a informação durante o programa "Bom Dia, Ministra", da EBC. | (Bruno Peres/Agência Brasil)

Uma das novidades de 2024 foi a criação de uma prova que disponibiliza centenas de vagas em órgãos públicos do Brasil e foi um sucesso entre os concurseiros.

O Governo Federal deve publicar, nas próximas semanas, um novo edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (5) pela ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, durante o programa Bom Dia, Ministra, da EBC.

Segundo Dweck, o edital será lançado ainda no primeiro trimestre de 2025, com previsão de provas em agosto. No entanto, a ministra ponderou que a definição da data depende dos prazos estabelecidos no edital. A escolha de agosto como mês para a aplicação das provas se baseia em um estudo hidrológico que aponta menor incidência de chuvas no período, prevenindo problemas logísticos, especialmente após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Dweck também ressaltou que o cronograma para novos concursos está condicionado à aprovação final da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para ser votada pelo Congresso Nacional em 10 de março. "Vamos autorizar alguns concursos agora, mas poucos. Precisamos da aprovação final da LOA para ter a dimensão exata do recurso disponível este ano para novos concursos", explicou a ministra.

Novas Carreiras em Pauta

Durante a entrevista, a ministra destacou a criação de duas novas carreiras no serviço público. Uma delas está vinculada à área de defesa, justiça e segurança, atendendo a uma demanda do ministro da Defesa, José Múcio. "O Ministério da Defesa é civil, mas ainda não possui uma carreira própria. Queremos criar carreiras transversais que englobem temas correlatos", afirmou Dweck.

Quer mais notícias de concursos e empregos? Acesse nosso canal no WhatsApp

A Medida Provisória enviada pelo governo prevê a abertura de 750 vagas para essa nova carreira, e um projeto de lei a ser encaminhado em breve pode dobrar esse número. A ministra esclareceu, no entanto, que o concurso não será para 1.500 vagas, mas sim para um quantitativo menor. A expectativa é que oportunidades sejam abertas no Ministério da Defesa, no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e possivelmente no Ministério da Justiça.

A segunda nova carreira em discussão está relacionada ao desenvolvimento socioeconômico e abrange temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. "É uma carreira bastante ampla, que envolve diversas formações acadêmicas. A proposta também prevê a transformação de cargos obsoletos que não serão mais utilizados", detalhou a ministra.

Ambas as carreiras serão de nível superior e contarão com remuneração equivalente ao cargo de analista técnico de políticas públicas. "Essas duas novas carreiras devem atrair muitos candidatos, pois possuem uma remuneração intermediária, mas bastante atrativa", concluiu Dweck.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Federais

    Leia mais notícias de Federais. Clique aqui!

    Últimas Notícias