
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 é considerado um dos maiores concursos públicos da década. A seleção unificada tem como objetivo democratizar o acesso ao serviço público e reduzir custos, além de oferecer mais transparência ao processo seletivo.
A seleção promete movimentar candidatos em todo o Brasil. Com 3.652 vagas oferecidas para 32 órgãos federais, a escolha do local onde fazer a prova pode ser estratégica, tanto pela concorrência quanto por fatores logísticos e pessoais.
Recentemente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou os dados oficiais da distribuição regional das vagas. O Centro-Oeste lidera em oportunidades, com destaque para o Distrito Federal.
Conteúdos relacionados:
- CNU 2025: prazo para pedir isenção na inscrição termina nesta terça, 8
- CNU tem 64 postos no Pará e salários de até R$ 16 mil. Veja prazos e inscrições
- CNU 2025: veja as cidades do Pará que terão aplicação de prova
Veja como cada região foi contemplada:
Centro-Oeste: 2.093 vagas
A região abriga a maioria dos órgãos federais e concentra 2.093 vagas, sendo a grande parte em Brasília. A capital federal oferece boa infraestrutura de transporte e serviços, o que pode facilitar a adaptação de candidatos de outras regiões.
Sudeste: 814 vagas
O Sudeste aparece em segundo lugar, com 814 vagas distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para quem já vive em áreas urbanas e busca estabilidade com menor deslocamento, a região pode ser uma escolha viável.
Nordeste: 165 vagas
Com 165 vagas, a região tem oportunidades em todas as capitais e também em cidades do interior. Bahia, Pernambuco e Maranhão concentram a maior parte das oportunidades.
Norte: 135 vagas
O Norte terá 135 vagas, com oportunidades no Amazonas, Pará e Rondônia. Algumas delas estão voltadas para áreas com menor cobertura de servidores, o que pode representar concorrência mais baixa.
Sul: 54 vagas
Com 54 vagas, a Região Sul abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e tem a menor oferta entre todas. Ainda assim, é uma das regiões mais procuradas devido o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Vagas remanescentes:
Além das vagas já definidas por região, outras 391 serão distribuídas conforme a necessidade dos órgãos públicos. Essas posições podem surgir em diferentes localidades, com base na demanda interna de cada instituição.
Quer receber mais notícias dos melhores concursos do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O que considerar na hora de se inscrever?
Especialistas orientam que a escolha da localidade deve levar em conta fatores como:
- Proximidade de residência: reduz custos e facilita a mudança;
- Concorrência regional: capitais costumam atrair mais inscritos;
- Infraestrutura local: qualidade dos serviços públicos pode impactar a vida do servidor;
- Rede de apoio familiar: estar perto de pessoas próximas ajuda na adaptação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar