
Em um momento em que a proteção dos povos indígenas e das florestas ganha ainda mais relevância diante dos desafios ambientais e sociais da Amazônia, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) abre uma oportunidade para quem deseja contribuir diretamente com essa missão.
Candidatos interessados em atuar na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) têm até esta sexta-feira (22) para se inscrever em três editais que somam 730 vagas temporárias, com salários que podem chegar a R$ 6.681,70. As oportunidades são destinadas à atuação em Frentes de Proteção Etnoambiental em diferentes regiões da Amazônia Legal.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Concurso da Funai 2025 tem vagas no Pará e salários de até R$ 6,6 mil
- Operação na TI Kayapó causa prejuízo ao garimpo ilegal
Os editais fazem parte do processo seletivo nacional lançado pela Funai para reforçar o trabalho de proteção dos povos indígenas em territórios de difícil acesso, especialmente em áreas com presença de povos isolados ou de recente contato.
Confira o detalhamento das vagas:
Edital 2/2025 – Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema (PA):
- 144 vagas, sendo 33 imediatas e 111 para cadastro de reserva.
Edital 3/2025 – Frente de Proteção Etnoambiental Envira (AM/AC):
- 507 vagas, com 155 imediatas e 352 para cadastro de reserva.
Edital 10/2025 – Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri-Atroari (AM/RR):
- 79 vagas, com 15 imediatas e 64 para cadastro de reserva.
Ao todo, os três editais oferecem 730 vagas, das quais 203 são para contratação imediata e 527 para formação de cadastro de reserva.
As funções contempladas variam entre nível fundamental, médio e superior, com cargos como Auxiliar de Proteção Etnoambiental, Agente de Proteção Etnoambiental e Especialista em Ações Finalísticas ou Administração. A jornada é de 40 horas semanais e os contratos têm duração inicial de até 4 anos, podendo ser prorrogados por mais um ano, conforme legislação vigente.
Quer saber mais de empregos? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além do salário base, os profissionais também poderão receber auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, de acordo com a função e elegibilidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente até o fim do dia, conforme instruções nos respectivos editais disponíveis no site oficial da Funai.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar