Profissional de extrema importância para a definição de políticas públicas, o Agente Comunitário de Saúde exerce atividades de prevenção de doenças, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Dentre outras funções, o agente realiza visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à saúde da família e participa de ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida.
A Prefeitura de Altamira, município do sul do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com Processo Seletivo Simplificado aberto com 480 vagas para o cargo de Agende Comunitário de Saúde. As inscrições podem ser feitas pelo site da organizadora do certame, até o dia 28 de novembro.
Das 480 vagas, 187 são imediatas e 293 destinadas a formação de cadastro reserva. A banca organizadora responsável pela realização do processo seletivo é a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
Concursos federais devem abrir 215 mil vagas em 2022
Prefeitura no Pará abre processo seletivo com 480 vagas
Os requisitos para a participação são:
- Residir na área da comunidade em que pretende atuar, na data da publicação do edital do Processo Seletivo Público;
- Ter, no ato da posse, Ensino Médio Completo, permitindo-se ensino fundamental no caso de não inscritos com ensino médio para a referida área;
- No caso de candidatos aprovados que possuam apenas o ensino fundamental, os mesmos deverão concluir o ensino médio em até três anos após a posse para continuarem no cargo;
- Ter, no ato da posse, idade mínima de 18 anos.
A seleção de compreenderá as seguintes fases: 1ª etapa – análise de territorialidade, será de caráter eliminatório, o candidato deverá anexar no formulário de inscrição em arquivo único no formato PDF, juntamente com a declaração de territorialidade devidamente assinada; 2ª etapa – análise documental, será de caráter classificatório, composta pela avaliação de documentos tais como, Nível de escolaridade e Exercício de atividade profissional na área em que concorre; 3ª etapa – prova objetiva, de caráter eliminatório, a ser realizada após o curso introdutório de formação inicial de Agente Comunitário de Saúde.
Clique aqui para acessar o edital do Processo Seletivo
O processo seletivo para a função pública de Agente Comunitário de Saúde deverá ser categorizado por zona urbana e zona rural, sendo esta composta por travessões, ramais, distritos, vilas, área ribeirinha e áreas que compreendam Reservas Extrativistas (Resex), de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar