plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
DECISÃO JUDICIAL

Concurso da Guarda de Marabá é suspenso por decisão judicial

Tribunal determina paralisação temporária para reavaliar critérios sobre inclusão de pessoas com deficiência no edital do certame.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Concurso da Guarda de Marabá é suspenso por decisão judicial camera A suspensão decorre da necessidade de reavaliação dos critérios médicos de exclusão de pessoas com deficiência, com o objetivo de garantir o cumprimento dos princípios constitucionais de isonomia, acessibilidade e não discriminação. | (Reprodução / RBATV)

O concurso público para a Guarda Municipal de Marabá, regido pelo Edital nº 01/2024, está temporariamente suspenso por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A decisão, proferida em caráter liminar pelo desembargador relator do Agravo de Instrumento nº 0803594-51.2025.8.14.0000, foi divulgada pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), responsável pela organização do certame.

A suspensão decorre da necessidade de reavaliação dos critérios médicos de exclusão de pessoas com deficiência, com o objetivo de garantir o cumprimento dos princípios constitucionais de isonomia, acessibilidade e não discriminação.

Segundo a nota oficial emitida pela FADESP, antes da nova decisão judicial, a fundação já havia cumprido parcialmente a determinação da primeira instância. Entre as medidas adotadas, estão alterações no edital e a disponibilização de conteúdo em Libras para ampliar a acessibilidade aos candidatos com deficiência auditiva. O material está disponível por meio de link específico no site do concurso.

Veja também:

Com a decisão do Tribunal, todas as etapas do concurso estão suspensas, incluindo o início das inscrições, que estava previsto para o dia 10 de abril de 2025. Novas datas só serão anunciadas após decisão definitiva da Justiça e autorização da Prefeitura Municipal de Marabá.

A FADESP reafirmou seu compromisso com a legalidade, transparência e respeito aos direitos fundamentais, e se colocou à disposição das autoridades e da sociedade para garantir um processo seletivo justo, inclusivo e juridicamente seguro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Municipais

    Leia mais notícias de Municipais. Clique aqui!

    Últimas Notícias