Dezenove candidatos ainda estão disputando as doze vagas ofertadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) ao cargo de procurador estadual, classe inicial. Segundo a coordenadora da banca examinadora do certame, Carla Melém Souza, o nível dos candidatos é muito bom, considerando a própria natureza técnica do concurso, que exige um alto grau de conhecimento na área jurídica.
O concurso público da PGE foi iniciado dia 4 de agosto, com prova objetiva em Belém, Santarém e Marabá. Atualmente, são recebidos os recursos ao resultado provisório da segunda prova discursiva. A lista com os nomes dos aprovados nesta etapa deve ser publicada na próxima semana. As provas práticas serão aplicadas no período de 20 a 21 deste mês. A relação final sai antes do fim do ano, período previsto também para a nomeação e posse dos novos procuradores.
O concurso está sendo executado pela PGE com apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Segundo o procurador geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade, os novos procuradores vão preencher somente parte do déficit, já que a demanda de trabalho é crescente.
Para abraçar a carreira, os candidatos precisam preencher os requisitos básicos exigidos pela banca, como ser bacharel em direito, estar quite com as obrigações eleitorais e militares (no caso dos homens), estar em pleno gozo e exercício de direitos políticos, gozar de saúde física e mental e não haver sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, ou sofrido sanção administrativa impeditiva do exercício do cargo público.
Das doze vagas ofertadas no concurso, uma foi destinada a pessoas com deficiência. A lotação dos cargos será feita preferencialmente nas sedes regionais da PGE relacionadas na Lei Complementar 41/ 2002. (Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar