A Prefeitura Municipal de Barcarena pode prorrogar o prazo de inscrições ao processo seletivo de contratação de servidores temporários nos cargos de professor. O certame que abriu a seleção, na última terça-feira (13), pelo edital, deveria ter sido encerrado apenas nesta sexta-feira (16), ás 16h, mas foi interrrompido na quinta-feira (15).
O DOL divulgou a abertura do certame, mediante informações veiculadas no Diário Oficial do Estado do dia 13, o qual informava que os interessados deveriam acessar o site da prefeitura do município para obter mais detalhes e também para ter acesso ao edital. Mas foi verificado, pelo DOL e por internautas, que o site não continha nenhuma informação sobre o certame. A assessoria de comunicação da prefeitura, contactada pelo DOL, assumiu a falha técnica na divulgação do edital no site, e posteriormente, enviou conteúdo do edital para postagem no DOL. A informação chegou à redação do Diário On Line pouco depois das 17h da sexta-feira (16), e segundo o edital, o prazo de inscrição encerrava às 16h do mesmo dia.
Questionada sobre o fato de o curto prazo de inscrição (três dias) e a falha técnica - assumida pela Prefeitura, poderiam provocar uma reabertura no processo de inscrição, a assessoria esclareceu que o processo de inscrição apresentou vários problemas. Inclusive, a sede do órgão foi tomada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).
"A Prefeitura de Barcarena cumpre a determinação judicial de contratar professores e demais profissionais da área da educação necessários ao funcionamento das escolas em caráter de urgência, pelo prazo de 60 dias podendo prorrogar. As inscrições estavam acontecendo normalmente, até que ontem (15), por volta de 15h, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, em Barcarena ocupou a Secretaria de Educação com único objetivo de impedir as contratações", relata a nota.
Os sindicalistas do Sintepp teriam desligado o registro de energia da Secretaria, agredido verbalmente os servidores e constrangido alguns professores que estavam realizando suas inscrições. "Hoje (16) o Sintepp Barcarena trancou a Secretaria impedindo que todos os servidores entrassem para trabalhar, além disso, os sindicalistas informaram aos professores interessados na contratação temporária que o processo de contratação estaria suspenso, o que não procede. Diante da situação, a Prefeitura entrou na justiça pedindo imediata reintegração de posse do prédio, para dar continuidade à contração dos professores temporários e garantir a imediata volta às aulas", diz a nota.
O comunicado da prefeitura esclarece ainda que houve tentativa de negociação junto ao Sindicato, mas que todas as tentativas foram inviáveis. "A Prefeitura cumpriu o prazo determinado pela justiça. Ontem, o Sintepp Barcarena ocupou o prédio da secretaria de Educação e ficou até hoje. Estamos enviando anexo uma nota sobre o assunto. De acordo com a nota você vai entender que dependemos agora da decisão da justiça para saber se o prazo de inscrição vai ser prorrogado ou não".
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar