plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Falta de oportunidade no mercado atrai concurseiro

A falta de oportunidade no mercado de trabalho, com poucas ofertas de vagas em empresas e instituições particulares, também propicia que profissionais busquem ascensão profissional e social através do serviço público, é o que diz José Emílio, presidente d

twitter Google News

A falta de oportunidade no mercado de trabalho, com poucas ofertas de vagas em empresas e instituições particulares, também propicia que profissionais busquem ascensão profissional e social através do serviço público, é o que diz José Emílio, presidente da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa).

Além disso, segundo ele, “muitos anseiam trabalhar no serviço público, porque têm esse desejo pessoal e buscam a estabilidade garantida pela Constituição Federal de 1988”.

Ser aprovado em um concurso público, porém, é uma tarefa árdua, pois demanda tempo e paciência.

Para a arte-educadora Janice Farias, estar ciente do nível de responsabilidade é fundamental. "Creio que devemos começar conscientes dessa concorrência e de uma série de outros processos que levam a uma aprovação. Às vezes, vem logo, mas isso é menos comum. É algo que pode ser variável de acordo com o candidato, com a área a que ele disputa essa vaga, com o tempo que ele tem para se dedicar e com os cursos que consegue fazer durante essa preparação”, acredita.

O universo dos cargos públicos, em muitos casos, é buscado também como forma de impulsionar uma carreira. Telma Rodrigues é um destes exemplos. Funcionária da mesma empresa por 20 anos, ela agora se prepara para concursos na área administrativa, na qual é graduada. "Comecei a me preparar há poucos meses e almejo uma mudança de ares dentro da mesma profissão. Novas funções, novas responsabilidades no segmento que é bem amplo, além, é claro, da melhoria salarial", contou.

Há ainda os que têm real afinidade com a área, como é o caso da Advogada Ana Paula Souza, que já atua como servidora pública, porém, ainda não no cargo desejado. "Durante a faculdade, sempre estagiei em órgãos públicos e me encantei pelo serviço público. Planejo estar no cargo que eu quero daqui a uns quatro anos, mas se não estiver, continuo tentando", afirmou.

(Marcela Brabo/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Concursos

    Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!