plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Pronatec deve ofertar 12 milhões de vagas

O ministro da Educação, Cid Gomes, espera oferecer 12 milhões de vagas para programa jovem aprendiz até o final de 2018. “A meta do Pronatec para esse período (segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff) é abrir 12 milhões de vagas. Existe já um progra

twitter Google News

O ministro da Educação, Cid Gomes, espera oferecer 12 milhões de vagas para programa jovem aprendiz até o final de 2018.

“A meta do Pronatec para esse período (segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff) é abrir 12 milhões de vagas. Existe já um programa nacional, que é o Menor Aprendiz. E esse programa está muito presente em grandes e médias empresas, até por obrigatoriedade. Mas essas empresas só representam 5% do universo empresarial, então agora queremos massificar”, disse Cid Gomes, após um encontro com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, em que assinaram cooperação entre as pastas para custear o treinamento de jovens em empresas de pequeno porte.

Afif explicou que, atualmente, cabe às grandes empresa arcar com os custos de acompanhamento do jovem durante o período de estágio dentro da empresa. No caso das micro e pequenas empresas, que representam 95% do universo empresarial do país, o Pronatec Aprendiz vai cobrir os custos de treinamento e acompanhamento, cabendo a elas apenas o pagamento do salário. Outra mudança é a possibilidade de o jovem ingressar no mercado com 14 anos.

CAPACITAÇÃO

Cid Gomes ressaltou ainda a necessidade de garantir mais acesso a programas de capacitação técnica voltados aos jovens do país. De acordo com ele, em países como a Alemanha e a França, a relação entre profissionais com nível de instrução técnica é de cinco para cada um com nível superior.

“No Brasil, que já padece de um histórico baixo de profissionais de nível superior, embora esse quadro esteja mudando aceleradamente, a relação é de um profissional [com nível superior] para meio [com nível técnico]. Essa é uma das razões que motivaram o governo a colocar em ação esse programa Pronatec”, disse. “Vai ser um oportunidade para milhões de jovens e isso, sem dúvida nenhuma, terá impacto positivo na nossa economia”, completou Cid Gomes.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Concursos

    Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!