O novo procedimento para o Alistamento Militar - que começou a vigorar no início do ano em alguns Estados do Brasil, incluindo Pará, tem agradado os jovens que precisam se alistar. Agora, o processo é apenas online, através do site do Serviço Militar Brasileiro.
Para fazer o alistamento é preciso ter em mãos o número do Título de Eleitor e do CPF. A maior vantagem na mudança para os jovens entrevistados pelo DOL é a de não ter mais a necessidade de se deslocar para uma Junta Militar, de madrugada e enfrentar longas filas.
"Achei interessante, um processo que demoraria uma manhã inteira pra ser realizado acabou sendo feito em 20 minutos", disse Fabio Henrique Freitas. O estudante de 17 anos, morador do bairro Terra Firme, em Belém, conseguiu se alistar nesta quinta-feira (7). "Este processo está mil vezes melhor. Melhor do que ir de madrugada, por dois dias, para conseguir uma senha", disse ao DOL o estudante de Belém Samuel Lucas.
O Alistamento é obrigatório para todos os homens, que completam 18 anos em 2016. O prazo para se alistar termina no dia 30 de junho.

DEMORA
Apesar da facilidade de não precisar encarar filas, os jovens reclamaram da dificuldade em conseguir realizar o serviço de imediato. "Tinha tentado no dia 01 e no dia 02, mas vi no site do Exército que só começou a funcionar no dia 04, não no dia 01 como eles tinham informado", disse Fábio.
O estudante Ayrton Moraes, de 19 anos, de Belém, contou ao DOL que estava tentando se alistar desde o primeiro dia do ano. "Só consegui ontem (dia 7)", disse Ayrton. "Tirando as falhas que encontrei no site nos outros dias, é bem melhor do que ter que madrugar pra chegar na Junta Militar, e ainda enfrentar aquela fila imensa".
Após o alistamento, os jovens receberão um número de protocolo, via e-mail, e poderão através do site (a partir do dia 10 de julho), saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Se não for dispensado deverá comparecer à Junta Militar no dia agendado.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar