O curso de Zootecnia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que oferta anualmente 40 vagas, recebeu no período de 9 a 12 de março visita técnica dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo era o reconhecimento do curso. Os avaliadores aprovaram o curso com nota 4 (muito bom), em escala de avaliação de 0 a 5. Entre as três dimensões avaliadas pelo MEC estão: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.
As informações são da assessoria de comunicação da Ufopa.
“O novo Projeto Político Pedagógico (PPC) contempla muito bem as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental da região. Atende plenamente as diretrizes curriculares. As políticas institucionais de ensino, de extensão e de pesquisa estão muito bem previstas e estão sendo implantadas no âmbito do curso, levando em consideração sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, conclui o relatório ao justificar a nota 4 para este item.
Quanto ao corpo docente, só para se ter uma ideia, dos 33 docentes do curso, 28 têm doutorado. Isso significa que 85% dos professores possuem titulação de doutor. Os outros 15% são mestres.
O curso de Zootecnia é estratégico para o desenvolvimento local. A afirmação é da coordenadora Prof. Dra. Alana Silva. “Mas esse curso também tem importância social, pois possui potencial para transformar realidades na medida em que vamos formar profissionais que vão auxiliar na melhoria das produções animais na região. Aqui temos uma grande vocação nessa área, porém a região ainda não conta com profissionais e o curso vai qualificar pessoas para atender a essas demandas”.
Allana Silva esclarece que, apesar de ser um ramo das ciências agrárias, a Zootecnia tem especificidades. “É o ramo das ciências agrárias que visa a desenvolver e aprimorar as potencialidades dos animais domésticos e animais silvestres, com a finalidade de incrementar sua produção como fonte alimentar ou conservação das espécies”.
Quanto ao profissional, ela ressalta que serão habilitados para atuar na produção animal em todos os seus aspectos. “Entre as principais áreas estão a nutrição, agenética, o manejo, tecnologia de produto e derivados de origem animal. A administração e a produção e a conservação de animais silvestres também estão incluídas nas atividades que podem ser desenvolvidas pelo zootecnista”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar