plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Enem: dedicação a toda prova

Os momentos de lazer estão dando lugar para várias horas de muito estudo e pouco sono. É assim que os candidatos definem o ritmo de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para quem encara a disputa por uma vaga nas universidad

twitter Google News

Os momentos de lazer estão dando lugar para várias horas de muito estudo e pouco sono. É assim que os candidatos definem o ritmo de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para quem encara a disputa por uma vaga nas universidades federais, o grande desafio é driblar a ansiedade, que tende a aflorar com a proximidade da aplicação do exame, marcado para os dias 5 e 6 de novembro deste ano.

O Enem 2016 registrou a marca de 8,6 milhões de inscrições em todo o país, de acordo com um balanço divulgado em maio passado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 11,3% em relação os 7,7 milhões de inscritos no ano passado. No Pará, 440 mil candidatos vão participar dos dois dias de prova. A quantidade supera os anos de 2014 e 2015, além de deixar o Estado em 7º lugar no ranking das inscrições, de acordo com o ministério.

Professor da disciplina de Geografia do Colégio Impacto, Antônio Carvalho dá a dica: o candidato precisa utilizar as provas passadas para exercitar e se familiarizar com as temáticas abordadas no Enem. Carvalho explica que isto já é feito pelos professores, em sala de aula, nas turmas preparatórias para o exame. Mas o aluno precisa ir além e deve reforçar os conhecimentos acerca das habilidades e competências exigidas pelo MEC.

A maratona de revisão para o Enem é sempre intensificada a partir do 2º semestre do ano. Os candidatos assistem a aulas e realizam simulados, de segunda a domingo. Carvalho explica que os estudantes precisam rever todas as habilidades e competências trabalhadas durante o ano até as vésperas da prova. “A gente deixa o aluno à vontade para tirarem suas dúvidas da forma que acharem melhor”, garante o professor.

RITMO

Na geografia, o professor diz que os temas abordados em 95% das questões são o meio ambiente, geomorfologia, espaço agrário e população mundial. Trabalhar o tempo para resolver cada questão também é de extrema importância: são 3 minutos para cada resposta. “Quem está fazendo o Enem pela segunda vez tem de buscar onde falhou para corrigir esses erros”, orienta Carvalho.

Aluno do convênio, Leonardo Oliveira Pantoja, 17 anos, fez as provas do Enem do ano passado apenas para testar os conhecimentos. Mas a experiência serviu para o jovem ter uma ideia do que verá na prova deste ano, valendo a tão sonhada vaga no curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Senti mais dificuldade em física e química. Faço revisões diárias desde o início do ano. Desta vez é valendo, a preocupação aumenta um pouco mais”, revela.

Já a estudante de cursinho Taiany Almeida, 19, já havia feito Enem no ano passado, para o curso de agronomia. Mas a jovem confessa que somente agora descobriu a sua vocação: quer cursar educação física. E para isso, a estudante está engajada em ter um bom resultado na redação, que vale metade da prova. “Treino redação em dias intercalados da semana e 1 vez ao sábados e mais 2 redações aos domingos. A gente quer tem que se esforçar”, opina. - As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, aplicadas em 74 municípios paraenses.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Concursos

    Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!