O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou, nesta quarta-feira (27) o edital de abertura para o novo concurso público da carreira de diplomata: são 26 vagas na classe inicial de terceiro secretário, sendo reservadas cinco oportunidades a candidatos negros e duas para candidatos com deficiência. O salário inicial é de R$ 18 mil.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter qualquer graduação em nível superior, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e também em dia com o serviço militar (no caso de candidatos do sexo masculino).
A carreira de diplomata exige que os candidatos tenham disposição para servir no exterior e a capacidade para resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas, na defesa dos interesses do Brasil e de seus cidadãos no exterior.
A banca organizadora do concurso é o Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O concurso será válido por 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas entre 2 e 16 de julho por meio do site da Cebraspe. A taxa de participação é de R$ 230. Para se candidatar, o interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviar fotografia tirada nos últimos seis meses anteriores à data de publicação do edital.
É previsto no documento que o candidato que não enviar a fotografia obedecendo às especificações constantes do edital, de tal forma que impeça ou dificulte a sua identificação durante a realização das provas, poderá, a critério do Cebraspe, ser submetido à identificação especial no dia de realização das provas.
Etapas do concurso
O concurso para diplomacia terá três fases para classificar os candidatos. A primeira etapa é a prova objetiva, prevista para 26 de agosto com aplicação em todas as capitais do país e no Distrito Federal (DF). O exame será realizado em dois períodos: o primeiro com início às 9h30 e duração de 3 horas, e o segundo, às 15 horas, também com duração de 3 horas.
O exame será composto de 76 questões, cada uma com quatro itens para julgamento em certo ou errado. Vale lembrar que cada questão marcada em discordância com o gabarito irá anular uma questão marcada corretamente.
Na prova objetiva, serão cobrados conhecimentos de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia, e noções de direito e direito internacional público.
Segunda fase
A segunda etapa será composta de uma prova escrita de língua portuguesa e inglesa para os 260 candidatos que obtiverem as melhores notas na prova objetiva.
A realização da prova escrita de língua portuguesa está prevista para ser realizada em 2 de setembro. Já a prova de língua inglesa está prevista para 23 de setembro, ambas terão duração de 5 horas, com início às 14h.
Terceira fase
A terceira etapa terá duração de 4 horas para cada conteúdo, sendo o primeiro aplicado às 9 horas e o segundo às 15 horas.
Será cobrado conhecimento das disciplinas História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.
Os candidatos aprovados na três etapas serão matriculados no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, cuja conclusão é essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro.
Veja o edital completo aqui.
(Com informações do portal Metrópoles)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar