Foi com uma missa em ação de graças que usuários, funcionários, diretores e o presidente do Complexo Hospitalar Beneficente Portuguesa deram início às comemorações de mais um ciclo. São 168 anos da Beneficente Portuguesa a serviço da saúde das famílias paraenses.
Durante a missa, o padre capelão João Paulo Celestino ressaltou o tratamento holístico realizado dentro das dependências do complexo hospitalar, onde medicina e espiritualidade caminham juntos, ajudando na recuperação mais rápida dos pacientes.
"As pessoas veem recorrer, pedir socorro, serem curadas, receber tratamento, mas também sobretudo a humanidade que é reflexo da espiritualidade", disse o capelão como forma de testemunho já que recentemente teve o pai tratado no hospital.
"É bonito quando a gente para aqui e vê essa história, as marcas que o trabalho de cada um vai deixando na vida daqueles que aqui passam", completou ao lembrar os esforços também como fruto da gestão em meio aos muitos desafios administrativos.
Fundada em 08 de outubro de 1854, a Beneficente Portuguesa se destaca hoje como um dos maiores hospitais do Brasil ao desenvolver um serviço reconhecido pela qualidade de atendimento e pela filantropia.
HOMENAGENS
Das muitas pessoas que fazem e fizeram parte da história da Beneficente Portuguesa no Pará, o presidente Alírio Gonçalves, em nome de todos, prestou homenagem especial a um dos sócios da instituição, o ex-diretor Manoel Martins Nogueira, que atuou por mais de sete décadas, e que morreu na semana passada. Durante a cerimônia, Manuel Martins, filho de Nogueira, recebeu a placa em homenagem ao pai com os seguintes dizeres:
"A Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará tem a honra de homenagear, em memória, ao sócio e ex-diretor, Manoel Martins Nogueira. Nossos agradecimentos por muitos anos de comprometimento, empenho e profissionalismo dedicados a essa instituição".
Em retribuição, o filho, Manuel Martins, que é diretor de obras da Beneficente Portuguesa, agradeceu as palavras do presidente Alírio Gonçalves, que enfatizou a dedicação, honestidade, trabalho e lutas de Manoel Martins Nogueira pelas comunidades portuguesas.
"Se alguém me perguntar, que explique quem foi Manoel Martins em poucas palavras, eu diria que ele, antes de tudo, era uma pessoa de família, que vinha em primeiro lugar. Depois vinha o seu trabalho e vinha o Grêmio e a Beneficente Portuguesa. Isso que existe aqui é fruto do trabalho dele. Obrigado!", agradeceu emocionado e sob aplausos, Manuel, sobre o que foi dito em respeito ao pai.
QUASE MEIO SÉCULO NA CASA
Outro homenageado que faz parte do corpo de médicos da Beneficente Portuguesa está preste a completar meio século de casa. É o médico Benedito Rodrigues Pauxis, que tem uma das mais belas trajetórias da história da BP, avalizada pelos colegas como o também médico Heder Souza.
"Todo dia eu via o Dr, Pauxis tratando o mais humilde dos pacientes, da mesma forma que tratava o paciente diferenciado. Eu via o doutor Pauxis sofrer e se alegrar pelo paciente dele, eu via ele ensinando. Até hoje, o que nós aprendemos ficou e vai ficar para sempre. O senhor nos dá muitas honras em fazer parte do nosso corpo clínico", ressaltou Heder Souza.
"Agradeço a esta diretoria e estou ainda à disposição de todos os colegas daqui", disse Pauxis ao lembrar dos 48 anos dedicados à Beneficente Portuguesa e aos 50 anos de formado na medicina.
Galeria de Fotos: veja mais das comemorações dos 168 anos da BP
PARCERIAS
Das muitas parcerias que a Beneficente realiza ao longo desses anos está aquela que traz o nome da instituição que é a comunidade portuguesa. Graciete Maués, hoje presidente da Tuna Luso Brasileira, demonstra o carinho em fazer parte dessa história.
"A nossa parceria sempre existiu, até pelo fato do nosso presidente, aqui na Beneficente, também ter sido presidente da Tuna Luso Brasileira. Então existe essa parceria. Nós trabalhamos em conjunto sempre que possível. Eu sou neta de português, quando precisamos do hospital sempre venho aqui. É um grande hospital que se tornará o maior hospital em questão de leito no Pará", comemorou.
AMPLIAÇÃO, SERVIÇOS E PLANEJAMENTO
Junto à missa em ação de graças pelos 168 anos de fundação, a noite foi de lançamento da revista da Beneficente Portuguesa que traz o Relatório de Gestão, feito todos os anos, onde estão contidas as informações sobre a gestão do ano anterior.
"Dia oito de outubro é o dia de aniversário da nossa instituição. Então todo ano a gente faz questão de publicarmos os principais registros e eventos, de tudo que foi resultado, fruto de trabalho de toda a equipe da BP, então a gente está lançando a edição e entregando o resultado do trabalho de tudo que foi feito em 2021", afirmou Vitor Martins, diretor da governança assistencial da Beneficente Portuguesa apontando ainda o planejamento e ampliação dos serviços que passam a BP atualmente.
"Na gestão do presidente Alírio, nós começamos a incorporar alguns princípios e alguns valores para o plano estratégico da BP. A gente fez a seguinte pergunta: o que a gente quer da BP daqui há 10 anos? E começamos a traçar isso com alguns planos que fazem parte da estratégia nossa pra isso. O investimento é terminar o hospital São João de Deus, primeira fase até dezembro de 2023 e agora estamos avançando para a outra etapa. Estamos investindo muito em recursos humanos e na hora que você tem isso combinado com a parte do capital humano sendo desenvolvido, estamos introduzindo nisso novos conceitos de processos, de protocolos e isso está criando uma nova dinâmica em relação aquilo que a gente quer. Investir em pessoas é tanto quanto ou mais valioso que investir em obras, que investir em equipamento", salientou.
ORGULHO PARAENSE
Alírio Gonçalves, diretor-presidente do Hospital da Beneficente Portuguesa, destacou a filantropia e o orgulho da referência que hoje tem a BP.
"Um grande hospital que é a Beneficente Portuguesa, 168 anos de existência procurando salvar vidas. Um hospital que mexe com nosso coração, um hospital filantrópico, religioso, que atende pessoas carentes, que não têm acesso ao médico fácil e na Beneficente elas encontram esse acesso. Então parabéns, Beneficente. É orgulho muito grande de todo paraense ter um hospital de referência como a Beneficente Portuguesa", falou o gestor lembrando ainda do quadro de colaboradores, para ele responsável pelo sucesso desses anos da instituição.
"São 1200 colaboradores e isso é o maior patrimônio da BP, porque são essas pessoas que estão no dia a dia lutando e recebendo pacientes e procurando melhor atendê-los. Então eu não posso deixar de ressaltar que esse é o maior patrimônio da Beneficente Portuguesa", finalizou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar