A Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) está presente na Feira da Industria do Pará 2022 (FIPA), no retorno das atividades do evento ligado ao negócio local com um objetivo nobre e de conscientização aos presentes: aproximar a sociedade ainda mais da atividade florestal madeireira paraense e a importância da madeira em todos os momentos de ciclo da vida. Nesse sentido, com o conceito “Madeira: presente na vida da gente”, a Aimex oferta entre a sua programação, a presença de uma casa construída totalmente em madeira com o objetivo de despertar a configuração do material como fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
A casa de madeira também é um reflexo de diversos outros aspectos da atividade madeireira no Pará, como as práticas sustentáveis adotadas pelo setor, entre elas o manejo florestal, técnica que permite uma produção mantendo a regeneração indefinida da floresta.
O diretor-técnico da Aimex, Deryck Martins, referendou o conceito, objetivo e causa. “A proposta da Aimex é demonstrar a importância da madeira no dia a dia das pessoas. É trazer a ideia, o conceito de que o manejo florestal pode ser sustentável, de forma legal, rastreável. Não podemos esquecer que a madeira é um recurso natural renovável, ou seja, se usá-la de forma consciente, adequada, nunca será exaurida. Temos a presença dela desde quando nascemos, no berço, ou quando vamos embora, no caixão. É um objeto presente no dia a dia da gente e é preciso valorizá-la”, explicou.
No Pará, a produção florestal madeireira é uma das mais importantes atividades econômicas, além de ser o 4º principal produto da pauta de exportação, emprega cerca de 250 mil pessoas de forma direta e indireta, com uma movimentação aproximada de R$ 1 bilhão, somente com exportações. Atrelado a isso, a presença da Aimex, que é a mais antiga associação de classe do setor florestal madeireiro da Amazônia e uma das mais atuantes e representativas no Brasil e no exterior, tem como foco a informação de segmento.
Em 2021, a Aimex completou 40 anos de atuação e é formada por empresas que atuam em toda a cadeia produtiva florestal, desde a extração, produção, beneficiamento, intermediação e exportação de produtos madeireiros. Deryck Martins, dessa maneira, seguiu.
“A Aimex é a entidade de classe mais antiga da Amazônia, então desenvolve um trabalho de defesa, de promoção no manejo florestal e o de trazer a consciência no uso sustentável. Esse é o trabalho que tem realizado. A casa de madeira, nesse sentido, é um produto que é vendido para países que utilizam essa consciência, como no Caribe, um case de sucesso”, destacou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar