plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DINO

Centenário da Música Bertussi é homenageado em Live

Homenagear o passado é uma forma de manter viva a história e a contribuição daqueles que já se foram. Com esse intuito, no dia 23 de outubro, a Live Juvelina relembrará o Centenário da Música Bertussi e como a família contribuiu para o cenário musical no

Homenagear o passado é uma forma de manter viva a história e a contribuição daqueles que já se foram. Com esse intuito, no dia 23 de outubro, a Live Juvelina relembrará o Centenário da Música Bertussi e como a família contribuiu para o cenário musical no Rio Grande do Sul e no Brasil. A transmissão será comandada por Gilney Bertussi, terceira geração de músicos da família.

Na madrugada do dia 10 de novembro de 1920, o então maestro da Banda da Criúva, Fioravante Bertussi, chamou todos os integrantes da banda para fazer uma serenata à sua amada, Juvelina Siqueira. A música tocada ficou conhecida como Valsa Juvelina, e marcou o início de uma das principais famílias musicais do Rio Grande do Sul.

Dois anos mais tarde, Fioravante e Juvelina se casaram, e da união quatro filhos nasceram: Honeyde, Valmor, Wilson e Adelar. Com o quarteto, o patriarca da família montou a banda Dois Purungos Acuierados na década de 1940. Após a dissolução do conjunto, Honeyde foi o único que permaneceu na estrada musical, até que uma doença pulmonar lhe afastou dos palcos por um tempo, e o irmão Adelar, 10 anos mais jovem, passou a ser o seu braço direito.

No ano de 1949, com a dupla se apresentando juntos, em um programa de rádio na cidade de Erechim, ouviu-se pela primeira vez o novo nome artístico que ficaria conhecido Brasil afora: Irmãos Bertussi.

Honeyde e Adelar trilharam sua carreira fazendo sucesso não somente em terras gaúchas, mas em cenário nacional. "A música dos Irmãos Bertussi foi a primeira música gaúcha bailável, que anima os bailes e festas, e a partir deles tantos discípulos vieram e continuam aparecendo", comenta Gilney Bertussi, filho de Adelar e da terceira geração de músicos da família sobre a importância do caminho percorrido pela dupla.

A Live Juvelina tem como objetivo justamente homenagear o centenário da contribuição musical da família Bertussi e, também, relembrar a história e as lutas que Fioravante e os filhos tiveram neste cenário. Além de Gilney, Daltro Bertussi e Paulo Siqueira também estarão presentes na apresentação.

"Estou muito feliz, me sinto realizado, porque desde menino atuei musicalmente com o meu pai, e ao longo desses 40 anos de trajetória eu já circulei por todo o sul do Brasil, já deixei o meu nome consolidado e conhecido, e sim, me deixa muito feliz por eu estar podendo realizar esses documentários e por ter acessos a esses meios que eles não tiveram. Eu acredito que estou cumprindo com o meu dever", afirma Gilney Bertussi sobre o sentimento de poder relembrar a história e a contribuição musical de sua família.

A Live Juvelina será transmitida diretamente pela página Os Bertussi no Facebook, no dia 23 de outubro de 2021, às 20h30. O financiamento é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, e conta com o apoio cultural da Racon Consórcios, Unyterra e Super Pneus. Quem assina a produção cultural é a Cali Troian, da Cali Gestão Cultural e Comunicação.

Website:

https://www.facebook.com/osbertussioficial
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Dino

Leia mais notícias de Dino. Clique aqui!

Últimas Notícias