plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DINO

Indicador aponta que o número de ataques fraudulentos cresceu no 1º semestre

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a fraude é algo que vem crescendo entre os brasileiros, chegando a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2020 - o que representa 15,6% a mais do que o mesmo período do ano anterior. O cresciment

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a fraude é algo que vem crescendo entre os brasileiros, chegando a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2020 - o que representa 15,6% a mais do que o mesmo período do ano anterior. O crescimento no esquema de fraude foi puxado, essencialmente, por ações contra pessoas com até 25 anos, as quais tiveram um aumento de 19,3%. A entidade responsável pelo indicador prevê que aconteceu uma movimentação fraudulenta a cada oito segundos.

Transformação digital promove consequências

De acordo com o diretor de soluções de identidade e prevenção a fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, o crescimento nas tentativas de fraude que ocorreram neste ano é uma consequência do acelerado processo de digitalização causado pela pandemia de Covid-19.

"Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros, que passaram a adquirir bens e serviços on-line, graças às regras de distanciamento social impostas pela pandemia. Portanto, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Por isso, a importância de ter plataformas robustas que identifiquem essas tentativas e impeçam a ação dos fraudadores".

Tentativas em números

Em relação aos números, os bancos e cartões apontaram 1,2 milhão de tentativas, junto com as financeiras, que foram 205 mil, sendo uma variação acumulada de 59,2% e - 40,7%. O segmento que registrou uma alta no comparativo entre os semestres de 2021 e 2020 foi o varejista, com crescimento de 89,5% e 167 mil. Além disso, telefonia e serviços apresentaram queda, com - 49% e - 19,5%, respectivamente, apontando 79 mil e 259 mil tentativas.

Fraudes mais recorrentes

Em relação às principais tentativas de fraude usando documentos falsos que tiveram verificação da Serasa Experian, estão a compra de celulares, cartões de crédito sendo emitidos, financiamentos de eletrônicos no comércio varejista, contas em banco, compras de veículos e aberturas de empresas.

Prevenção de fraudes

Para não cair em golpes, os especialistas em fraude da Serasa Experian apontam que é necessário que os consumidores estejam atentos e evitem que suas informações pessoais sejam expostas. Também é recomendado fazer transações on-line apenas com empresas confiáveis e não clicar em links desconhecidos.

A preocupação em prevenir fraudes, inclusive, é uma das principais em meio aos consumidores, mas também em meio às empresas brasileiras que possuem e-commerce. De acordo com a Pesquisa Global de Identidade e Fraude da Experian, 62% dos empreendimentos do Brasil que integraram o levantamento desejam aumentar os seus investimentos nesse setor, uma das possibilidades para prevenir fraudes em ambientes de e-commerce é o investimento em sistemas antifraude.

Website:

https://www.unitfour.com.br/
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Dino

Leia mais notícias de Dino. Clique aqui!

Últimas Notícias