Diário Online
Dino
Dino

O planejamento financeiro é tão importante quanto ter uma reserva financeira

terça-feira, 08/03/2022, 14:24 - Atualizado em 08/03/2022, 19:52 - Autor: DINO

Google News


Planejamento financeiro e reserva de emergência são importantes conceitos para quem pretende atingir a independência financeira. Apesar de muitas pessoas acharem que essas duas ferramentas não possuem qualquer ligação, a realidade é muito diferente. Planejamento financeiro sem reserva financeira significa correr riscos desnecessários, pois nunca se sabe o que pode acontecer no amanhã.

Em resumo, o planejamento financeiro pode ser entendido como todas as medidas que uma pessoa irá aplicar no dia a dia, de forma a manter o controle do próprio dinheiro. Com isso, essas medidas vão desde ao controle de gastos, controle de contas a pagar, denotar as dívidas existentes, qual percentual do orçamento está comprometido com gastos essenciais, qual a fatia do orçamento que está livre, entre outras.

Dessa forma, o planejamento financeiro é capaz de fornecer todo um panorama do atual estado das finanças de uma pessoa. Sendo assim, será uma fonte de informação quando qualquer decisão financeira precisar ser tomada. Em outras palavras, é por meio do planejamento financeiro que será possível saber se é razoável ou não fazer determinado investimento, uma compra com valor considerável, bem como demais tipos de gastos.

Dicas para montar um planejamento financeiro

A primeira dica é reunir todas as informações financeiras dentro de um mesmo arquivo, que pode ser, por exemplo, uma planilha. É preciso destacar todos os gastos fixos mensais, além das dívidas. Com esses dados básicos já é possível montar o pilar do planejamento financeiro.

O próximo passo é definir metas e objetivos que precisam ser alcançados, no curto, médio ou longo prazo. Essas metas são essenciais para manter o foco e saber exatamente onde é preciso chegar em determinado tempo. Portanto, as decisões financeiras serão tomadas com base nessas metas e como essas decisões afetam, positiva ou negativamente, os objetivos almejados.

As mudanças de hábitos financeiros são essenciais para que o planejamento tenha sucesso. Com isso, é preciso rever determinados tipos de consumo. Economizar é fundamental quando o assunto é planejamento financeiro. Os gastos precisam ser definidos em essenciais e não essenciais. Essa é uma forma inteligente de manter o planejamento financeiro em dia.

Um planejamento financeiro inteligente e realista deve sempre prever cenários de instabilidade, imprevistos que podem comprometer todo o esforço diário para manter as contas em dia. É justamente nesse ponto que entra a reserva financeira, ou seja, ela está contida no planejamento financeiro, por isso, essa é uma dica essencial: a reserva financeira deve sempre fazer parte do planejamento financeiro.

Importância em ter uma reserva financeira

Mesmo com um planejamento financeiro em dia, não é possível prever todos os cenários. Uma crise financeira mundial pode ocorrer em poucas semanas, a demissão do trabalho também é um cenário difícil de ser antecipado, um gasto emergencial e que não estava no orçamento pode surgir.

Esses exemplos mostram a importância de manter uma reserva financeira juntamente com o planejamento. Nesses cenários apresentados, caso não houvesse uma reserva financeira, seria preciso retirar dinheiro diretamente do orçamento.

Dessa forma, como os gastos não estavam previstos no orçamento é praticamente certo que haverá um descontrole das finanças. Ou seja, todo o esforço de manter o controle do dinheiro teria sido em vão simplesmente porque um dinheiro extra não foi poupado para lidar com esses tipos de problemas. Logo, a reserva de emergência é fundamental para manter o controle das finanças mesmo em cenários adversos.

Se o orçamento não está bem controlado, não existe dinheiro para poupar e montar a reserva. E se existe um planejamento financeiro bem montado, mas não existe reserva de emergência, esse primeiro pode ser perdido assim que um cenário de imprevisibilidade ocorrer.

Comunidade financeira

O Bullla é um lugar para quem precisa de um empréstimo para colocar as finanças em dia. Trata-se de uma comunidade financeira cujo principal propósito é conectar pessoas através do empréstimo entre pessoas físicas. Hoje o Bulla conta com mais de 354 mil membros em sua comunidade financeira.

Mais informações: https://www.bullla.com.br/



Website:

https://www.bullla.com.br/
Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS