plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ALEPA NOTÍCIA

Direitos humanos e os desafios do Parlamento Paraense

O tema foi destaque no bate-papo do deputado Carlos Bordalo na rádio Alepa FM 101.5, novo canal de comunicação da Assembleia Legislativa do Pará. Aperta o play e assista a entrevista na íntegra:

twitter Google News
Descrição:
Postado em: 14 de novembro de 2024

A Rádio Alepa FM recebeu esta semana, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT) para um bate-papo com a presidente da Fundação Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (FRTPA), Haynna Hálex, e a coordenadora-geral da FRTPA, Angelina Anjos. A conversa abordou os desafios dos direitos humanos e as principais pautas no parlamento paraense.

Em seu sétimo mandato, Bordalo destacou a importância de um trabalho humanitário focado nas comunidades e direitos humanos. O parlamentar ressaltou que seu mandato busca abrir novas oportunidades para os paraenses, sempre com um recorte preciso e comprometido com a inclusão social.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa (CDH-Alepa), Bordalo anunciou uma sessão especial na Alepa, em 14 de novembro, dedicada à saúde mental. A iniciativa visa promover a troca de experiências sobre políticas de acolhimento e cuidado no Pará e no Brasil. O evento antecede o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que ocorre em Belém, de 15 a 17 de novembro, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

A entrevista também abordou os desafios enfrentados pela segurança pública. Bordalo destacou o papel dos direitos humanos nesse cenário e lembrou seu trabalho como relator da CPI das Milícias, com resultados que fortaleceram o combate às milícias no Pará. Ele elogiou o governo estadual pela criação das Usinas da Paz, iniciativa que visa enfrentar questões de segurança de forma integrada.

A presidente da FRTPA, Haynna Hálex, trouxe à tona as distorções sobre direitos humanos no debate público, que, segundo Bordalo, precisam ser revisadas para eliminar a ideia errônea de que defendem criminosos. “Precisamos resgatar o verdadeiro significado dos direitos humanos”, reforçou.

Durante a entrevista, o parlamentar também falou sobre suas ações no interior do estado, incluindo mediação de conflitos agrários e apoio a movimentos sociais. Ele destacou o projeto de lei que garante assentos reservados em embarcações para pessoas com dificuldades de locomoção, agora em vigor.

tags

Mais em Alepa Notícia

Leia mais notícias de Alepa Notícia. Clique aqui!

Últimas Notícias