Sabores da floresta e inovação com raízes no Baixo Tocantins
Naianny Maia, engenheira e Co-CEO da Cacauaré, compartilha no DOL Delas como une tradição e propósito para empreender na Amazônia. Assista agora ao novo episódio e descubra como o cacau pode ser um símbolo de resistência:
quarta-feira, 03/09/2025, 05:00
- Atualizado 03/09/2025, 13:53
-O novo episódio do DOL Delas nos leva até Mocajuba, no coração do Baixo Tocantins, para apresentar uma história que une ancestralidade, inovação e sabor. Diretamente da floresta, Naianny Maia mostra como é possível empreender com propósito, gerar impacto positivo e preservar a cultura amazônica — tudo isso com cacau, educação e consciência ambiental.

Engenheira, educadora ambiental e Co-CEO da Cacauaré, Naianny lidera uma marca que resgata o uso ancestral do cacau cerimonial e transforma esse conhecimento em produto, identidade e fonte de renda para a região. No bate-papo com a apresentadora Priscila Belfort, ela explica como a Cacauaré atua na valorização dos saberes locais e no fortalecimento do protagonismo feminino na gestão e produção da marca.
A entrevista destaca também o papel da marca na preservação da floresta por meio do uso sustentável do cacau nativo e da articulação com comunidades da região. Naianny compartilha sua visão sobre a COP30 como uma vitrine fundamental para as iniciativas da bioeconomia e reforça que empreender na Amazônia é também resistir, inovar e transformar.

O DOL Delas é um projeto do Diário Online que valoriza a mulher, principalmente na área do empreendedorismo. No formato de vídeocast, contamos histórias de mulheres incríveis que ensinam outras mulheres a melhor se desenvolverem na área que trabalham.
A temporada de 2025 do DOL Delas tem o objetivo de inspirar e conectar as mulheres paraenses com a grande oportunidade que é sediar a COP30 em Belém. Ao longo dos episódios, vamos entrevistar mulheres que estão fazendo a diferença em diversas áreas, seja no setor cultural, empresarial ou ambiental.