ASSISTA: abandono e maus-tratos de animais viram rotina em Ananindeua
Apesar dos apelos de protetores de animais e da população, bairros de Ananindeua seguem com diversos casos de abandono e maus-tratos.
segunda-feira, 21/07/2025, 10:19
- De acordo com a lei nº 9.605/98, o abandono animal é um crime que caracteriza maus-tratos e pode resultar em pena de três a 12 meses de detenção, sendo ainda maior para casos com cães e gatos.
Apesar da legislação, a situação de abandono no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, parece já ter virado rotina, pois a situação se repete, por exemplo, no bairro do 40 Horas. Moradores relatam que muitos se aproveitam de locais com lixo acumulado para abandonar os animais.
Quer receber mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Os protetores e cuidadores animais da região sempre alertam sobre a situação de abandono e maus-tratos, mas seguem ignorados por autoridades municipais.
VEJA COMO AJUDAR!
Para evitar que a ocorrência fique ainda mais crítica, muitos se reúnem para acolher e ajudar animais até que sejam adotados. Um dos responsáveis pelo cuidado e abrigo de dezenas de gatos na própria residência é o professor Márcio Neco. Quem quiser auxiliar os cuidadores locais, pode entrar em contato para mais informações, através do número (91) 98128-4259.
O caso mais recente de abandono foi detalhado na reportagem de Sabrina Linhares, da RBATV.