Nos últimos anos, a prática de clickbait se disseminou na internet. Esta é uma estratégia de divulgação online que usa títulos sensacionalistas para gerar mais cliques no conteúdo. A tradução do termo em inglês significa “armadilha de cliques” ou “isca de cliques”.

Giovanna Antonelli, uma das protagonistas da novela "Quanto Mais Vida, Melhor!", notificou extrajudicialmente no fim do mês de abril o site de celebridades TV Foco. Em documento enviado via cartório, a advogada da atriz, Mariana Zonenschein, condenou a prática de clickbait e a "criação de manchetes ofensivas para obter cliques".

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Para evitar que evoluísse para um processo judicial, o site apagou os links de reportagens com títulos classificados por Zonenschein como "artifícios sensacionalistas".

Na notificação endereçada a Aaron Tura, editor do TV Foco, foram elencados títulos que mais incomodaram - manchetes como "Sede de Vida, Giovanna Antonelli relata experiência com o diabo, vai ao fundo do poço e escancara: Mãos de Ferro".

"Só após o clique o leitor descobre que, na verdade, trata-se de uma fake news", diz Zonenschein. O assunto abordado, neste caso, era relacionado ao papel de uma vilã que a atriz interpretaria na ficção.

"Trata-se de prática danosa aos leitores e àqueles, usualmente famosos, que têm sua imagem e nome indevidamente veiculados", afirma a advogada.

Procurado pela reportagem, Aaron Tura a princípio negou que tivesse sido notificado. Mas, ao ser informado que a repórter teve acesso ao documento público registrado em cartório, ele disse que "esse tipo de procedimento pode ter ocorrido, sim, é algo comum e pode acontecer com qualquer veículo".

Atriz Giovanna Antonelli acusa site e editor de uso de "artifícios sensacionalistas" Foto: Reprodução/TV Globo

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