A estreia da 9ª temporada do programa “MasterChef Brasil” está se aproximando. Na próxima terça-feira, dia 17, às 22h30, pela tela da Band/RBATV, o público vai conhecer mais sobre os concorrentes. E a expectativa dos fãs do reality só aumenta. Quem acompanha a programação há anos, espera que esta edição seja ainda mais interessante, principalmente porque tem um paraense na disputa, Renato Mendes, de 35 anos, funcionário público, direto do município de Capitão Poço, nordeste do estado.
“Estou na expectativa para ver os pratos diferentes, inovadores e, claro, de forma diferente. Adorei que tem um paraense no time. Ainda mais porque já teve confusão em outras edições, de alguns participantes falarem que não gostavam de usar açaí porque tinha gosto de terra. E com a participação desse paraense, achei maravilhoso. Espero que ele mostre de forma raiz a riqueza que é a nossa culinária, o nosso tempero diferenciado, que a gente não encontra em outros lugares. Que a gente seja bem representado, acima de tudo”, diz Amanda Raiol, de 24 anos, publicitária.
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A jovem se tornou fã do reality durante a pandemia, quando passou a acompanhar as temporadas disponíveis na internet. “Fui maratonando até acabar e, ao saber que ia começar outra temporada, foi até uma alegria porque vai ter coisa nova. Eu já estava ansiosa”, comenta. “Eu adoro ver a competição, os pratos e perceber as diferenças entre as experiências do profissional e do amador. Já copiei receitas, tentei fazer algumas e até fui em alguns restaurantes de participantes, como em São Paulo e Curitiba, no ano passado”, completa.
O programa fez toda a diferença para Juan Ribeiro, de 28 anos. Em 2020, o paraense largou o curso de Terapia Ocupacional para ingressar no curso de Gastronomia. Atualmente, Juan já atua no mercado e revela que a relação com o programa vai além do que se vê. Para ele, o “MasterChef” foi o grande responsável por ele ter “se encontrado” como profissional.
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“Eu e minha mãe somos viciados em realities. Desde que surgiu o ‘MasterChef’, em 2014, viramos fãs do programa. Mas, antes, eu mal sabia fritar um ovo [brinca]. E foi a paixão pela gastronomia, ao assistir o programa, que me fez trancar a faculdade. Hoje, estou na linha de frente de um restaurante e tem sido uma experiência maravilhosa, aprender teoricamente e aplicar na prática. Com toda certeza eu me encontrei na gastronomia, não quero outra coisa para o meu sustento”, afirma.
Para ele, o programa, de forma geral, o conquistou desde o início. “A gente torce mesmo pelos participantes, vibra com eles e assiste a todas as temporadas. A gente ama os desafios, a adrenalina, o sufoco...os participantes conseguem transmitir essa emoção toda para gente. E como trabalho na área agora, sei da agonia que se passa para correr, entregar um prato para o cliente que está com fome”, detalha Juan. Ele também torce pelo paraense. “Espero que ele leve maniçoba, trabalhe bastante a farinha de mandioca, mostre a nossa cultura, venha gravar em Belém, como fizeram em outra edição, gravando em Manaus, afinal de contas, Belém é a cidade da gastronomia. E, claro, traga esse troféu para gente”, torce.
Talento e paixão para vencer
As chances dos desejos de Juan se concretizarem são grandes. Pelo menos o prato favorito de Renato Mendes é a maniçoba com a farinha baguda de Bragança. A temporada será comandada por Ana Paula Padrão, nas noites de terça-feira, sempre às 22h30, tendo o trio de jurados formado pelos chefs Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. “Eles vão testar os candidatos ao máximo, desde os pratos mais simples, comidas regionais, pratos clássicos, técnicas mais modernas e confeitaria”, afirma Marisa Mestiço, diretora do programa, que terá 17 episódios nesta temporada.
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O reality culinário traz 16 cozinheiros amadores que irão disputar o troféu MasterChef Brasil 2022. Os participantes vêm de todos os cantos do país e a faixa etária deles varia entre 20 e 50 anos. O mote da edição é que a paixão realiza sonhos, por isso a escolha de “Fogo e Paixão”, sucesso de Wando, para divulgar o programa.
“Todos nós somos, em essência, a mistura das nossas paixões. Queremos passar a mensagem de que este sentimento é o principal combustível para que as pessoas possam realizar os seus sonhos. Ou seja, para vencer o ‘MasterChef’ é preciso mandar muito bem na cozinha, mas nada será possível sem que haja muita paixão envolvida”, afirma Rodolfo Schneider, diretor nacional de conteúdo da Band.
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Treze marcas já fecharam patrocínio à atração: Britânia, Cacau Show, Delícia, Diageo e Seara com cotas Master; Eisenbahn, NotCo, Outback, Oxford, Royal Prestige e Selmi (Renata) nas cotas Chef; Brastemp com o Top de 5 Segundos e Xantinon com cota de participação. “Todas as empresas parceiras entendem que o MasterChef é um conteúdo extremamente relevante que agrega valor por ditar tendências. O programa se tornou prioritário dentro do ambiente de gastronomia, culinária e do dia a dia de vários empreendedores brasileiros. A atração fala diretamente com a família brasileira e isso faz com que tenha uma prerrogativa diferenciada nesse segmento”, afirma Cris Moreira, diretor geral da Band São Paulo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Como parte da programação local desenvolvida pelos departamentos de marketing e comercial da RBATV, focada no programa, o DOL disponibilizará um espaço exclusivo para o “MasterChef” no DOL Play. Na plataforma de vídeos, o internauta terá acesso a uma editoria com conteúdo sobre o programa e voltado para a gastronomia, como as receitas especiais da chef Angela Sicilia, do restaurante Famiglia Sicilia, que serão apresentadas toda terça-feira, dentro do programa “Bora Cidade”, na RBATV.
No DOL Play, a partir do dia 24 de maio, o internauta terá acesso a um conteúdo ainda mais detalhado do que foi apresentado na RBATV pela chefe Angela, como o desafio do chef, onde ela fará uma receita enviada por um telespectador. O conteúdo contará com o passo a passo das receitas e outras dicas da especialista.
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