![Imagem ilustrativa da notícia Filme ‘Coringa’ leva principal premiação do Festival de Veneza](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/530000/640x360/coringa_00534129_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F530000%2Fcoringa_00534129_0_.jpg%3Fxid%3D1113025&xid=1113025)
O longa-metragem “Coringa”, do diretor Todd Philips e que apresenta o ator Joaquin Phoenix como o arqui-inimigo do personagem Batman, venceu na tarde deste sábado (7) o Leão de Ouro no Festival de Veneza. É a primeira vez que um filme baseado em história de quadrinhos vence este prêmio.
O júri que decidiu o prêmio para o filme foi presidido por Lucrecia Martel. O restante dos jurados foram: Paolo Virzì, Tsukamoto Shinya e Mary Harron, que são diretores; Piers Handling, historiador e crítico de cinema; Rodrigo Prieto, conceituado diretor de fotografia; e Stacy Martin, atriz.
O filme traz Joaquin Phoenix no papel de Arthur Fleck, um desequilibrado que acaba sendo rejeitado pela sociedade por causa de seus problemas internos. Uma série de eventos faz com que ele acabe abraçando o seu lado mais obscuro e se torne um vilão em Gothan City – no entanto, suas ações anárquicas acabam ganhando respaldo do grande público.
O elenco também é composto por nomes como Zazie Beets e Robert De Niro. A vitória no Festival de Veneza cacifa o longa-metragem para as premiações de fim de ano, como o Globo de Ouro e principalmente o Oscar.
Veja a lista completa da premiação:
Leão de Ouro – Coringa, de Todd Phillips
Leão de Prata, Grande Prêmio do Júri – J’Accuse, de Roman Polanski
Leão de Prata, Melhor Diretor – Roy Andersson, por About Endlessness
Taça Volpi para a Melhor Atriz – Ariane Ascaride, por Gloria Mundi, de Robert Guédiguian
Taça Volpi para o Melhor Ator – Luca Marinelli, por Martin Eden, de Pietro Marcello
Melhor Roteiro – Yonfan, por N. 7, Cherry Lane
Prêmio Especial do Júri – La mafia non è più quella di una volta, de Franco Maresco
Prêmio Marcello Mastroianni para o Melhor Jovem Ator ou Atriz – Toby Wallace, por Babyteeth, de Shannon Murphy
O prêmio FIPRESCI, da associação internacional de críticos de cinema, foi para J’Accuse, de Roman Polanski. O prêmio Leão do Futuro para uma primeira obra, cujo júri foi presidido por Emir Kusturica, foi atribuído a You will die at 20, do sudanês Amjad Abu Alala.
(Com informações do portal Cena Pop)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar