plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
VEJA O TRAILER E BOA SESSÃO!

Filme "Promessa em Azul e Branco" retorna às telas de Belém neste sábado

Após o lançamento em meio ao Círio de 2013, em Belém, o filme “Promessa em Azul e Branco”, da paraense Zienhe Castro, retorna às telas no próximo sábado (5), às 18h, no auditório do Sesc Ver-o-Peso para homenagear a autora paraense Eneida de Moraes, q

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Filme "Promessa em Azul e Branco" retorna às telas de Belém neste sábado camera Reprodução

Após o lançamento em meio ao Círio de 2013, em Belém, o filme “Promessa em Azul e Branco”, da paraense Zienhe Castro, retorna às telas no próximo sábado (5), às 18h, no auditório do Sesc Ver-o-Peso para homenagear a autora paraense Eneida de Moraes, que completaria 115 anos de nascimento no dia 23 de outubro. O filme é baseado em conto de mesmo título da autora. Antes da sessão do curta-metragem será exibido o projeto de minicurtas doc “Promessas que fizeram para mim”. Após a sessão haverá bate-papo sobre a vida e obra de Eneida com a diretora Zienhe Castro e os convidados o professor e poeta Paes Loureiro, professora Luzia Miranda Alvares e professora Eunice Ferreira dos Santos.

O curta mostra o lamento de Eneida, aprisionada entre seus vestidos, numa estranha imposição da família que a afasta das roupas multicores. O que pode parecer um problema ingênuo, infantil, ganha contornos profundos na abordagem delicada da escritora, característica estendida ao filme de Zienhe. “Quando estava estudava cinema no Rio, iniciei uma pesquisa sobre artistas mulheres do Pará. A intenção era lançar luz sobre mulheres pouco reconhecidas, que haviam se expressado por meio de alguma linguagem artística e contribuído efetivamente com o fomento e a difusão da cultura paraense. Fiquei apaixonada pela escrita simples e ao mesmo tempo carregada de emoção de Eneida de Moraes”, revela a cineasta.

Na adaptação, Eneida é interpretada por duas atrizes em dois períodos diferentes: Isabela Caprário de Oliveira, que vive Eneida aos oito anos, e Ana Paula Costa Augustinho, aos 14. Ambas mostram como a personagem padece, pois só pode usar azul-claro e branco nas roupas até completar 15 anos. A razão é uma promessa feita pela avó (interpretada pela catarinense Emery Maria) à Nossa Senhora de Nazaré, pela recuperação de seu pai doente (o paraense Cláudio Barros). A paraense Cei Melo completa o elenco principal, no papel de mãe da protagonista.

Sobre o filme

Promessa em Azul e Branco TRAILER oficial from Zfilmes on Vimeo.

Presença constante na literatura de Eneida de Moraes, Belém serviu de pano de fundo de sua obra, de caráter fortemente autobiográfico, “Promessa em Azul e Branco” foi contemplado pelo Edital do Ministério da Cultura para curta-metragem em 2010. “Promessa em Azul e Branco” – que foi selecionado para uma sessão de mercado na Mostra Short Film Corner do Festival de Cannes 2013 - é seu primeiro exercício na direção de uma ficção. O curta-metragem, inspirado em conto homônimo de Eneida de Moraes, foi selecionado pelo 12º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil e concorreu ao Prêmio Brasil de Cinema infantil na categoria “melhor filme” da Mostra Teen em 2014, no Rio de janeiro. As exibições da Mostra TEEN – FICI circularam por quatro capitais brasileiras: São Paulo; Salvador; Aracaju e Natal.

Sobre Eneida de Moraes

Eneida de Villas Boas Costa de Moraes, jornalista e escritora paraense, nasceu em Belém do Pará em 23/10/1904. Em 1930, fixou residência no Rio de Janeiro, onde faleceu em 27/04/1971. Transitando em redutos considerados masculinos - a redação de jornais, a publicação de livros e a célula partidária – Eneida contestou os padrões instituídos ao papel feminino de sua época. Presa em 1935, por defender principalmente a inclusão social, é mandada para a Casa de Correção do Rio. Sua passagem por lá despertou a curiosidade do escritor Graciliano Ramos. Preso, também, por causa de suas ideias políticas, ele indagava aos amigos “Quem é aquela mulher de voz forte e poderosa?". O interesse se transformou em admiração e rendeu a Eneida a imortalidade no livro “Memórias do Cárcere”. Eneida escreveu "Terra verde", "O Quarteirão, Paris e outros sonhos", "Sujinho da Terra", "Cão da Madrugada", "História do carnaval carioca" e "Aruanda", entre outros títulos.

Serviço:

Exibição do filme “Promessa em Azul e Branco”, da paraense Zienhe Castro Celebração do aniversário de Eneida de Moraes Sábado (5), às 18h

Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522 - Campina)

Entrada gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias