plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
SE LIGA!

Curtas-metragens são exibidos pelo Preamar de Verão

A iniciativa será reproduzida pelo canal do Youtube do Governo do Estado. No domingo tem música.

Imagem ilustrativa da notícia Curtas-metragens são exibidos pelo Preamar de Verão camera Apreciação dos filmes pode ser feita sem sair de casa | Divulgação

O sábado foi de cinema para os amantes da sétima arte. Três curtas-metragens paraenses foram exibidos neste sábado, às 17h, pelo canal do Governo do Estado no Youtube. “Damasceno Novos e Usados”, com direção de Kemuel Carvalheira; “Promessa em Azul e Branco”, dirigido por Zienhe Castro; e “Légua a nos separar”, que tem direção de Vitor Lima são os destaques da programação.

As exibições integram uma vasta programação do projeto Preamar de Verão, que é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O projeto ocorre em todos os finais de semana de julho, com lives, apresentações musicais e de rap e trap, transmitidas ao vivo, direto do Teatro Estação Gasômetro, em Belém.

+ Ator de "Todo Mundo Odeia o Chris’" morre de câncer

Essa é uma oportunidade para nomes como o de Kemuel Carvalheira, que traz para a cena audiovisual a sua primeira produção, intitulada “Damasceno Novos e Usados”. “Damasceno foi realizado em 2018, a partir do programa Seiva de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará (FCP). Fui contemplado com o edital Prêmio Produção e Difusão Artística. Foi minha primeira experiência como roteirista e diretor. Tive a oportunidade de tirar do papel dois anos de escrita”, afirma ele.

“É um trabalho coletivo, que eu comecei a sonhar sozinho e aos poucos ele foi ganhando conexões, mas é muito mais legal compartilhar com o público agora, seja a partir de uma fala no cinema - coisa que não está dando agora por causa da pandemia-, seja no contexto digital. Então, para mim, quanto mais as pessoas terem acesso às produções paraenses, melhor. Daí a importância do Preamar de Verão estar acontecendo e propor isso no mês das férias. Ver o meu trabalho sendo exibido é incrível”, comemora.

Damasceno, segundo Kemuel, é uma história de terror, centrada na relação conflituosa de Larissa e Marcia, mãe e filha. “Larissa tem sonho de ser desenhista, mas a mãe, não sonha junto com a filha. Essa relação que já é ruim, piora quando estranhos fenômenos acontecem após a compra de uma geladeira na loja que dá título ao filme. A geladeira entra na casa e na vida delas e coisas estranhas começam a acontecer. É como se o Damasceno vendesse coisas que têm algo a mais, digamos assim”, conta.

Terror

“De início, eu não me imaginava fazendo algo dentro desse gênero. Terror nunca foi de cara um gênero que, embora achasse interessante, me apetecia, mas talvez até de forma inconsciente, o filme foi se caminhando para isso. O terror está em voga também em filmes que usam esse gênero como pano de fundo para debater assuntos importantes. Com o Damasceno, falo de relação parental, diálogos. Então, a geladeira ali na história, acaba sendo uma metáfora dessas coisas que ficam sendo represadas”, explica ele dizendo que o curta participou de alguns festivais, como o Festival Maranhão na Tela, além de exibi-lo no Cine Olympia e no Líbero Luxardo.

Biólogo por formação, Kemuel é natural de Belém, e em 2014, começou a trilhar o caminho no audiovisual depois de fazer algumas oficinas um ano antes. “Sempre foi meu interesse escrever e contar histórias e via a possibilidade disso acontecer no cinema com a arte do roteiro e acabei fazendo oficinas que não tinham nada a ver com o roteiro, mas com o universo do audiovisual, com cinema e experimentação", diz ele que já está com novos projetos, entre eles, um novo curta e um longa.

MÚSICA

No domingo, o "Preamar de Verão" segue com música no Teatro Estação Gasômetro. Passarão pelo palco os músicos Thiago Costa, às 17h, Renan Sanches, às 18h, e Ximbinha com seu "Projeto Guitarrada", às 19h.

Os shows serão abertos ao público, com distribuição gratuita de 200 ingressos na bilheteria do teatro 1h antes de cada apresentação. Haverá também exibição pelo canal do Governo do Estado do Pará no YouTube e TV Cultura.

PREAMAR

Exibição de curtas

Quando: Hoje, às 17h

Onde: Canal do Governo do Estado do Pará no YouTube

Shows de Thiago Costa, Renan Sanches e Ximbinha

Quando: Domingo, respectivamente às 17h, 18h e 19h

Onde: Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência - Av. Magalhães Barata), canal do Governo do Estado do Pará no YouTube e TV Cultura

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias