plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MÃES DO MANGUE

Curtas revelam a vida das mulheres em manguezais do Pará

O primeiro vídeo de uma série de quatro será lançado na próxima segunda-feira (26/07), quando se celebra o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Programação é parte de campanha que inclui também lives e lançamento de um livro de receitas.

Imagem ilustrativa da notícia Curtas revelam a vida das mulheres em manguezais do Pará camera Paula Cristine, moradora da Reserva Extrativista Soure, no Marajó. | Matheus Almeida/Divulgação

Para comemorar o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de julho, as organizações Rare, Purpose e Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) lançam, na mesma data, o primeiro vídeo documentário de curta duração de uma série de quatro para dar início à campanha “Mães do Mangue”, que busca contar as histórias de vidas de mulheres marisqueiras e sua relação com o ecossistema. A série, que poderá ser acessada no site da campanha, traz depoimentos de trabalhadoras das cidades de Bragança, Curuçá e Soure. Os demais vídeos serão lançados nos dias 7, 14 e 21 de agosto.

A campanha terá também programações como lives e o lançamento do livro de receitas "Cozinha da Maré", com pratos originais das mulheres de 12 Reservas Extrativistas Marinhas localizadas na costa paraenses, para mostrar o protagonismo das mulheres e de suas famílias na proteção e conservação desses territórios no Pará, que possui a maior área contínua deste ecossistema de todo o planeta - onde trabalham e vivem 224 mil pescadores, o que representa 25% dos pescadores do país. Destes, 95 mil são mulheres, o que torna o estado com o maior número de trabalhadoras na pesca, de acordo com dados do Registro Geral da Pesca (RGP - 2012), do então Ministério da Pesca e Aquicultura.

“O mangue representa tudo para mim, faz parte da minha vida, é de lá que a gente tira nosso sustento, nosso alimento saudável. Somos guardiãs desse maretório, temos que conservar ele pra que ele seja um berçário cada vez mais produtivo para a comunidade e para as futuras gerações”, defende Sandra Regina Pereira Gonçalves, 51 anos, primeira secretária da Associação dos Usuários da Resex Mãe Grande do Curuçá (Auremag), no município de Curuçá.

A gerente do Programa Pesca para Sempre da Rare, Bruna Martins, explica que na cadeia de valor da pesca, a participação das mulheres significa subsistência para toda a família, especialmente em tempos de crise. “As mulheres nativas dos manguezais amazônicos são um elo de sustento e conexão nos núcleos familiares e nas suas comunidades. Sua participação é estruturante na manutenção das atividades de subsistência, produtivas e culturais, atuando como guardiãs de conhecimentos e práticas de cuidado com os manguezais”, informa.

Valdenice, da Reserva Extrativista Caeté-Taperaçu, em Bragança
📷 Valdenice, da Reserva Extrativista Caeté-Taperaçu, em Bragança |Matheus Almeida/Divulgação

Sobre a Purpose

A Purpose cria campanhas sociais e apoia organizações, ativistas, empresas e entidades filantrópicas capazes de transformar políticas e mudar narrativas para um mundo mais justo. Saiba mais aqui.

Sobre a Rare

A Associação Rare do Brasil é uma organização da sociedade civil fundada em 2014, que atua na promoção da pesca artesanal sustentável na costa marinha brasileira. A organização vem implementando o programa “Pesca para Sempre” em diferentes países do mundo, e no Brasil foca os esforços no estado do Pará, fomentando a gestão de base comunitária para a pesca na costa Amazônica. A Rare inspira mudanças para que as pessoas e a natureza prosperem. Saiba mais aqui.

Sobre a AUREMs

As Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) visam a cooperação para manter o equilíbrio ecológico, a partir de estudos para o desenvolvimento de tecnologias alternativas para equacionar problemas sociais e desestabilização dos ecossistemas, a fim de garantir a conservação e preservação do meio ambiente, especialmente no combate a pobreza e a garantia de soberania alimentar das comunidades extrativistas tradicionais.

SERVIÇO

Lançamento do EP 1 - documentário curta-metragem “Mães do Mangue”

26/07/2021

No site da campanha (maesdomangue.com.br - que ficará ativo no mesmo dia) e redes sociais das organizações parceiras

@purpose.brasil @rare_brasil

Próximos vídeos: dias 7, 14 e 21 de agosto

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias