Diário Online
PROGRAME-SE!

Evento promove debates e filmes de produtores negros 

O evento será online e buscará fortalecer a rede de realizadores e técnicos negres do audiovisual da região Norte através de debate entre cineastas, articulação política e exibição de filmes.

terça-feira, 09/11/2021, 10:56 - Atualizado em 11/11/2021, 10:57 - Autor: Com informações da assessoria


Imagem ilustrativa da notícia: Evento promove debates e filmes de produtores negros 
| Reprodução

Entre os dias 15 a 19 de dezembro, ocorrerá o Catamarã - I Encontro Regional APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) Norte. O evento busca expandir sua representatividade nos estados, saindo do eixo Rio-São Paulo, convidando novos associades a discutir políticas públicas no audiovisual em todas as regiões do Brasil. 

O Catamarã, organizado este ano por realizadores do Amapá, Amazonas,  Pará, e Rondônia, navegará na região Norte, para pensar em redes e soluções de politica públicas que auxiliem a produção de cinema negro no Norte do Brasil.

Acesse a programação clicando aqui

A programação, que inclui filmes de realizadores da Região Norte, terá debate com os temas: Linguagem cinematográfica da região norte, legislação audiovisual na região norte e Festivais e cineclubes, além das Masterclass, Os caminhos da distribuição e Formalização no mercado audiovisual.

Mesmo com o pouco investimento público na produção cinematográfica nos estados da região Norte, realizadores pretes se organizam cada vez mais e tocam uma crescente produção cinematográfica com realização de filmes reconhecidos nacional e internacionalmente, formação de público, com cineclubes, festivais e mostras, além de formações profissionais com cursos e oficinas.

APAN

A APAN é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por pessoas negras, bem como a promoção de profissionais, também negros, para o mercado audiovisual. Em atividade desde 2016, conta com mais de 800 associades espalhados nos estados do Brasil. As atividades da associação inclui, auxílio jurídico para associades, formação através de plataforma de educação à distância, fundo de amparo aos profissionais do audiovisual negro, rede audiovisual de Inclusão Orquestrada, entre outras.

PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília)

- 15 de Dezembro

18h - Abertura - Fala do Presidente da APAN Rodrigo Antônio.

18h30 - Debate - Linguagem cinematográfica da região Norte

20h - Início da mostra cinematográfica

- 16 de Dezembro

18h - Debate - Legislação audiovisual na Região Norte

19h30 - Debate - Formalização no mercado audiovisual - MEI e ME

- 17 de Dezembro

18h - Debate - Festivais, mostra e cineclubes, avanços e desafios

19h30 - Masterclass - Os caminhos para distribuir seu filme

- 15 a 19 de Dezembro

Exibição de filmes na plataforma 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS