É como um grito de resistência que o Filme Marighella será exibido de forma gratuita no dia 6 de Dezembro dentro da maior universidade Federal do Norte do país, a UFPA.
O filme que teve roteiro inspirado no livro "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo", do jornalista Mário Magalhães chega em um momento muito importante da história do Brasil. “O cinema precisa ser para o povo, e nesse sentido que nossos esforços foram para que a população tenha acesso a esse espaço, principalmente se tratando de um filme que conta sobre a vida de um dos maiores líderes contra a Ditadura”, diz a vereadora.
A obra conta a história de Carlos Marighella, um dos maiores revolucionários brasileiros. Líder contra a Ditadura Militar durante os anos 60, Marighella chegou a ser considerado o “inimigo nº 1 do Brasil”. O longa depois de ser censurado em 2019 no Brasil e no mesmo ano estreiar no Festival de Cinema em Berlim, na Alemanha, Marighella finalmente foi para as salas de cinema nacionais, tendo sua primeira exibição 52 anos depois do seu assassinato. O filme dirigido por Wagner Moura acabou se tornando o mais assistido na pandemia e é um marco na história do cinema brasileiro.
A exibição do filme é uma promoção da Vereadora Lívia Duarte (PSOL), Movimento dos Sem Terra (MST) e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Para Cleidiane Vieira - coordenadora do MAB, “A luta de Marighella é uma inspiração para a nossa geração que está na linha de frente. A exibição do filme na UFPA é simbólica e reafirma o compromisso desta Universidade com a resistência na Amazônia e a luta por memória, verdade e justiça”.
Com apoio da UFPA e da Prefeitura de Belém, a exibição também terá presença do ator Luiz Carlos Vasconcelos, que no longa interpreta “Branco”, personagem que foi inspirado em Joaquim Câmara Ferreira, braço direito de Marighella na Ação Libertadora Nacional (ALN).
Serviço: Exibição do Filme Marighella
Quando? Segunda (06), 16h
Local: Auditório do Benedito Nunes (Universidade Federal do Pará)
Atenção! A classificação indicativa é 16 anos e e preciso levar comprovante de vacinação de duas doses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar