Em pleno século 21 ainda existem lugares onde é proibido ser gay. Isso mesmo: pela lei de muitos países pelo mundo, em especial do Oriente Médio, a homossexualidade é crime e pode ser punida com a morte.
Segundo o código penal do país, oficializado em 1994, define que homens casados que tiverem relações com pessoas do mesmo sexo recebam pena de morte por apedrejamento. No caso dos homens solteiros, a punição é mais “amena”: chicotadas ou um ano de prisão. Já para as mulheres, independente do estado civil, a pena são sete anos de cadeia.
Essa semana, a Arábia Saudita exigiu que a Disney elimine todas as "referências LGBTQ+" do próximo filme de super-heróis da Marvel antes de sua estreia no país, explicou em esntrevista à AFP um responsável do governo.
Segundo Nawaf Alsabhan, supervisor responsável pela classificação etária dos filmes na Arábia, até o momento a Disney se negou a editar "cerca de 12 segundos" do filme "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", cuja estreia está prevista para o início de maio, nos quais uma personagem lésbica, America Chavez, fala sobre suas "duas mães".
"É apenas ela falando de suãs mães, porque tem duas, mas no Oriente Médio é muito difícil passar algo assim", disse Alsabhan. "Enviamos a solicitação para a distribuidora e a distribuidora nos encaminhou para a Disney, mas a Disney não está disposta" a realizar as mudanças propostas, acrescentou Alsabhan, que negou as informações de que o filme seria proibido.
"Não foi proibido. Nunca será proibido. Não há motivos. É apenas uma simples edição [...] até agora se negaram mas não fechamos a porta, seguimos tentando", disse o representante sobre a retirada da referência LGBTQIA+ em "Doutor Estranho 2".
Veja também:
- Titanic 666: veja trailer com espíritos assombrando o navio
- Thor: Amor e Trovão ganha teaser com rock, ação e heroína
- Cavaleiro da Lua, da Marvel, tem debate sobre justiça
Questionado nesta segunda-feira (25), sobre a polêmica, um funcionário da empresa de salas de cinema AMC Cinemas da Arábia Saudita disse que o filme havia sido "retirado" do catálogo de exibição.
Como parte do programa de reformas deste país ultraconservador, o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman levantou a proibição dos cinemas, em vigor há décadas, em 2017. Desde então, a venda de ingressos de cinema explodiu no país, com um aumento de 95% em 2021 em relação ao ano anterior, segundo a revista Variety.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | Marvel Studios | Trailer Oficial Dublado
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar