plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ESTREIA

“O Palestrante” desperdiça Fábio Porchat e boa premissa

Filme que estreia nesta quinta (4) traz bom argumento e atores, mas com roteiro fraco

Imagem ilustrativa da notícia “O
Palestrante” desperdiça Fábio Porchat e boa premissa camera Fábio Porchat e Fani Calabresa protagonizam a comédia | Reprodução

Vamos ser francos: o fulano que tem a sorte de dirigir o melhor comediante brasileiro de sua geração podia muito bem se preparar para isso. Ver um pouco de Jerry Lewis e Frank Tashlin, de Billy Wilder e John Landis, de Charles Chaplin e Buster Keaton. Apreciaria a construção de uma "gag", de uma sequência, talvez até aprendesse alguma coisa.

Se Marcelo Antunez, o cineasta por trás de "O Palestrante", fez isso, não parece. Dirigiu Fábio Porchat como quem dirige um de seus abacaxis anteriores. Talvez esteja certo ele e eu errado -os filmes que assinou em geral fizeram sucesso. Se o parâmetro for esse, nada a dizer.

O problema é que "O Palestrante" não desperdiça apenas Fábio Porchat. O filme parte de uma situação mais que instigante. Guilherme (Porchat) é um aplicado funcionário que, num mesmo dia, é largado pela mulher e demitido em nome da redução de custos. O rapaz nem tem tempo para se deprimir. Uma série de acasos mais algumas decisões insensatas o levam a tomar o lugar de um certo Marcelo, sem saber o que isso significa.

Logo saberá -tornar-se palestrante motivacional em um hotel-fazenda no interior do Rio de Janeiro. Temos então unidas as duas pragas, a redução de pessoal por causa da redução de despesas e as palestras motivacionais, cujo objetivo final é tornar cada colaborador (no passado eram chamados de funcionários) um vencedor (isto é, trabalhador produtivíssimo, precário e de tempo integral).

O argumento é desafiador. Como fazer comédia a partir de circunstâncias tão depressivas como a crise do emprego e suas decorrências psíquicas? Assuntos, no entanto, tão atuais.

O roteiro não está à altura do desafio. Sofre por ser convencional, por seguir manuais de roteiro, essas coisas todas.

Mas há Porchat, que não raro surpreende e faz rir. Menos, no entanto, do que nos sketches do Porta dos Fundos. Em todo caso, é graças ao seu talento de ator que as coisas se arranjam, saem do completo marasmo.

No entanto, a metragem longa parece intimidar o corroteirista Porchat: ele no mínimo consente que o roteiro alinhave situações sem qualquer originalidade, cujo único fim é, essencialmente, cumprir os ritos de um manual de roteiro.

É aí que entra em cena tudo que a encenação de Antunez tem de canhestra, pois um roteiro de comédia até aceita situações convencionais. Mas a direção vai mais longe. Por exemplo, os atores com frequência não parecem dirigidos.

Ninguém pense que isso acontece porque se está dando muita atenção à câmera. Nunca. A câmera está lá, mal que mal registra o que acontece, em nenhum momento cria um pouco de humor visual. Nunca aproveita, por exemplo, a gesticulação de Porchat para criar algo. Nada.

Sua sorte é que o personagem é a caráter para o comediante -um tipo mal em seu corpo, oprimido pela situação em que se meteu, produzindo a cada momento novos mal-entendidos com os quais tem que se entender, numa perpétua fuga para frente: empurra o problema com a barriga, tenta desfazer o erro passado e produz um novo etc... Convenhamos, é difícil esperar mais como ponto de partida para o humor de Porchat.

Mas o princípio de Antunez é o pica-pica. Pula de um plano para o outro sem nem por quê. E plano, contraplano, plano, contraplano -o tempo todo. A câmera não consegue se fixar num personagem. É o facilitário levado a uma espécie de estágio absoluto.

Antunez poderia ver o que Hugo Carvana fez. Poderia ir à Academia e perguntar a Cacá Diegues como se faz... Enfim, seriam maneiras de aproveitar o bom argumento e os atores, e até de suprir as deficiências do roteiro, em vez de aprofundá-las.

Em resumo, nesse momento em que a comédia passa por dificuldades como principal gênero popular no Brasil, Porchat e o elenco mereciam alguma ajuda.

O PALESTRANTE

Quando Estreia nesta quinta (4)

Onde Nos cinemas

Classificação 14 anos

Elenco Fábio Porchat, Dani Calabresa, Antonio Tabet

Direção Marcelo Antunez

Avaliação Regular

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cinema

Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

Últimas Notícias