O Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), receberá a 17ª Mostra de Filmes LGBTI+, com seis produções exibidas a partir desta segunda-feira, 26, começando com “Divinas Divas”, documentário dirigido por Leandra Leal. E segue até quarta-feira, 28, sempre a partir de 20h, em sessões gratuitas, com retirada de ingressos na bilheteria, a partir de uma hora antes de cada sessão. Todos os filmes têm classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Em “Divinas Divas”, o protagonismo é da primeira geração de travestis nacionais a brilhar em cena no país: Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. Elas formaram, nos anos 1970, o grupo que testemunhou o auge da Cinelândia, bairro no centro do Rio de Janeiro, repleto de cinemas, teatros e casas de shows.
Conteúdos relacionados:
- Themônias se unem no Festival Rejeita este domingo (25) em Belém
- D23 revela novos filmes Disney, Pixar e Marvel
O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou padrões da época. O tema e os personagens estão imbricados na biografia da própria Leandra Leal: um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora.
No dia seguinte, 27, o cinema terá duas sessões, começando com “Tudo O Que Importa”, da documentarista Coraci Ruiz, filme que conta a história de três famílias de pessoas trans e seus processos de compreensão e celebração de suas identidades. Essas mães, pais e avós dão um passo à frente e decidem lutar por uma sociedade que respeite e valorize a diversidade. Em seguida, será exibido “Limiar”, da mesma diretora, em um documentário autobiográfico no qual acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Entre 2016 e 2019, ela o entrevista abordando conflitos, certezas e incertezas na busca profunda por sua identidade.
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
TRÊS SESSÕES
Na quarta-feira (28), o Cine Líbero Luxardo realizará três sessões consecutivas. “Casa de Bonecas”, escrito e dirigido por George Pedrosa, começará a programação abordando o grotesco e o sensual em uma viagem alucinante com três criaturas que dançam, devoram e excitam. Em seguida, “O Prazer é Todo Meu”, da cineasta Vanessa Sandre, que conta a história de Amélia. A personagem se dá conta que nunca teve um orgasmo em seus 76 anos de vida e decide viver essa experiência “custe o que custar”.
Por último, “Peixe Vivo”, de Bob Yang, traz a narrativa de Junior, que aguarda a chegada de sua boia para que possa finalmente entrar na piscina. “O curta-metragem é sensível e belo de contemplar. Com apenas 14 minutos, os diretores nos entregam uma história de ficção fidedigna envolta numa realidade atual e dolorosa. Afinal, o que fazer quando seu filho ou filha diz ser uma criança trans?”, aponta a crítica de cinema Quezia Santos.
PARCERIA
Iniciada há 17 anos na Universidade Federal do Pará (UFPA), a Mostra de Filmes LGBTI+ é um projeto do Grupo Homossexual do Pará. Eduardo Benigno, produtor da programação, destacou a importância do espaço fornecido pela FCP. “Realizamos a mostra no Cine Líbero Luxardo há 10 anos, e é extremamente significativo contar essas histórias e trazer filmes para a comunidade LGBT conhecer essas narrativas através das produções e documentários”, disse o produtor.
APROVEITE
17ª Mostra de Filmes LGBTI+
- Quando: Segunda a quarta, às 20h.
- Onde: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo - Nazaré)
- Quanto: Gratuito, com retirada de ingresso na bilheteria 1h antes de cada sessão.
Informações: Instagram @cineliberoluxardo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar