plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
INCIDENTE QUASE TRÁGICO

Gravação de "Bye Bye Brasil" de Cacá Diegues feriu Fábio Jr e José Wilker em Belém

O incêndio que quase transformou as filmagens de 'Bye Bye Brasil' em tragédia: Fábio Junior e José Wilker escaparam por pouco em Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gravação de "Bye Bye Brasil" de Cacá Diegues feriu Fábio Jr e José Wilker em Belém camera José Wilker e Fábio Junior em cena no Pará. | Divulgação

O cineasta brasileiro Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira (14). Ele foi um dos pioneiros do Cinema Novo, movimento que transformou a produção audiovisual nacional durante as décadas de 1960 e 1970. Com uma trajetória extensa, dirigiu mais de 20 filmes, abordando uma ampla variedade de temas e estilos.

Em janeiro de 1979, durante as filmagens do clássico 'Bye Bye Brasil', um incêndio devastador atingiu o 'Palácio dos Bares', local onde estavam presentes o cantor Fábio Junior e os atores José Wilker e Betty Faria. O evento ocorreu em um cenário histórico da cidade, que se destaca não apenas por sua cultura vibrante, mas também por episódios memoráveis.

Situado à beira do rio Guamá, no bairro da Condor, o 'Palácio dos Bares' era uma construção palafita famosa por suas festas e eventos culturais. Vale lembrar que o nome do bairro é uma homenagem à companhia aérea Condor, que realizava voos para a Europa a partir do primeiro aeroporto de Belém, que também ficava nas proximidades.

A produção do filme 'Bye Bye Brasil' estava em pleno andamento na época do incêndio. A trama narra a jornada de três artistas que percorrem o país apresentando espetáculos para comunidades carentes e sem acesso à televisão, passando pela desafiadora rodovia Transamazônica até chegarem a Altamira, no sudoeste do Pará.

No entanto, durante as gravações no Palácio dos Bares, os refletores de cinco mil watts utilizados para iluminar as cenas provocaram um superaquecimento na estrutura feita de madeira e palha. O resultado foi um incêndio explosivo que rapidamente tomou conta do local.

Fábio Junior teve a sorte de escapar com cortes leves nos pés. Por outro lado, José Wilker enfrentou uma situação crítica ao se jogar no rio para evitar as chamas, sendo resgatado por ribeirinhos após se segurar em estacas de madeira. Betty Faria, em meio ao pânico, clamava por socorro no centro da praça próxima ao Palácio.

A falta de uma brigada de incêndio na área contribuiu para a gravidade do incidente, uma vez que não se imaginava que tal situação pudesse ocorrer naquele contexto.

Felizmente, a proximidade com o rio e a colaboração entre os presentes permitiram controlar a situação antes que se tornasse ainda mais trágica.

Em reconhecimento à sua importância no cinema brasileiro, 'Bye Bye Brasil' foi incluído em novembro de 2015 na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos.

O filme Bye Bye Brasil:

A trama segue um grupo de artistas itinerantes que percorre o interior do Brasil. A Caravana Rolidei, transportada por um caminhão colorido, leva Salomé, a Rainha da Rumba; Lorde Cigano, o Imperador dos Mágicos e dos Videntes; e Andorinha, o Rei dos Músculos. No caminho, juntam-se a eles o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô. Enquanto realizam apresentações e tentam driblar a crescente influência da televisão, atravessam regiões do Nordeste e Norte do país, desde o vale do São Francisco até a rodovia Transamazônica. No elenco, destacam-se nomes consagrados como José Wilker, Betty Faria e Fábio Júnior. As filmagens percorreram 15 mil quilômetros pelo interior brasileiro.

O longa-metragem está disponível na plataforma de streaming Mubi.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias