
A corrida pelo Oscar está agitada entre os filmes estrangeiros tendo dois concorrentes principais. Neste domingo (16), uma premiação internacional importante está anunciando seus vencedores.
"Ainda Estou Aqui" perdeu o Bafta 2025 na categoria de melhor filme em língua não inglesa. "Emilia Pérez", da França, foi quem levou.
O filme de Walter Salles não levou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa no Bafta, conhecido como o Oscar inglês.
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Ao todo, o Brasil já teve três vitórias na premiação. Duas estatuetas foram para "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta" na categoria de melhor filme estrangeiro, e a terceira para Daniel Rezende pela edição de "Cidade de Deus"
O diretor e Fernanda Torres estavam presentes na cerimônia. A atriz não concorreu na categoria de atuação.
"Ainda Estou Aqui" é a quinta produção brasileira a ser indicada na categoria de melhor filme estrangeiro. Os outros longas que passaram pelo prêmio foram "Central do Brasil" (1999), "Abril Despedaçado" (2001), "Cidade de Deus" (2004), "Diários de Motocicleta" (2004) e "Trash - A Esperança Vem do Lixo" (2014).
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Todos os filmes de Walter Salles que disputaram a categoria no passado, ganharam. Das cinco indicações do país na história do Bafta, duas foram vencidas por filmes do cineasta, que se consagrou com "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta". Dá para dizer que os britânicos gostam dos trabalhos de Salles.
Além de melhor filme estrangeiro, o Brasil já teve indicações em melhor direção e até mesmo em melhor filme. Fora da categoria internacional, o cineasta Fernando Meirelles foi indicado a melhor direção por "O Jardineiro Fiel", em 2005. Antes disso, o clássico "Orféu Negro" chegou até a disputar a categoria principal de melhor filme, em 1961, totalizando seis produções brasileiras a disputarem o prêmio inglês. Infelizmente, perdeu para "Se Meu Apartamento Falasse", de Billy Wilder.
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