
As indicações de "Ainda Estou Aqui" no Oscar 2025 são históricas, em especial a indicação em "Melhor Filme", que é inédita para um filme produzido no Brasil. O longa, protagonizado por Fernanda Torres (que também foi indicada a "Melhor Atriz") e dirigido pelo cineasta Walter Salles, ganhou o público e as críticas nacionais e internacionais.
No entanto, ele não é o primeiro a chegar ao Oscar. Foram poucos, apenas 9 no total, contando com este ano, mas o cinema nacional já teve seus representantes, em especial na categoria de "Melhor Filme Internacional".
VEJA TAMBÉM
- New York Times aposta em Oscar para Fernanda Torres
- Veja quem disputa "Melhor Filme Internacional" com "Ainda Estou Aqui"
- Saiba quem disputa o prêmio de "Melhor Atriz" com Fernanda Torres
De 1963 até 2019, alguns longas chegaram à maior premiação de cinema do mundo, mas nenhum levou o prêmio. Será que, em 2025, a sorte vai mudar?
Veja os filmes brasileiros indicados ao Oscar:
1. O Pagador de Promessas
Zé do Burro é um cristão simples e devoto de Santa Bárbara. Ele é casado com Rosa e os dois vivem em uma pequena propriedade no sertão baiano. Quando o burro de estimação de Zé é atingido por um raio, ele faz uma promessa para sua santa de devoção salvar o animal: carregar uma imensa cruz de madeira até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador. O animal sobrevive, mas Zé enfrenta uma jornada angustiante para cumprir sua promessa e ainda encara a oposição ferrenha do padre Olavo.
Indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 1963, o longa é o primeiro da história do Brasil a chegar no Oscar, e o único até hoje a vencer a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.
2. O Quatrilho
Em 1910, em uma comunidade rural de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, dois casais dividem a mesma casa. O tempo faz com que uma das esposas se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar uma vida nova, deixando para trás seus parceiros.
O longa foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 1996.
3. O que é Isso, Companheiro?
O jornalista Fernando e seu amigo César abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 1960 após a instauração do Ato Institucional nº 5. Os dois se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Também com Fernanda Torres e Selton Mello (desta vez em papéis de menos destaque), o longa foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro em 1998.
4. Central do Brasil
Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
Além da já "batida" indicação a Melhor Filme Estrangeiro, o longa de Walter Salles garantiu a primeira indicação em uma categoria principal da história do país, para Fernanda Montenegro como Melhor Atriz, em 1999.
5. Uma História de Futebol
A disputa da final da Taça Júlio Ramalho, campeonato de futebol de várzea, em 1950. Para enfrentar o time rival, Zuza contava com o amigo Dico, mais tarde apelidado de Pelé.
O curta foi indicado a Melhor Curta-metragem em Live Action, na primeira indicação brasileira do século XXI, em 2001.
6. Cidade de Deus
Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.
Primeiro dos longas na lista a não ser indicado em Melhor Filme Estrangeiro, o longa de Fernando Meirelles garantiu o maior número de indicações da história de um filme brasileiro, com indicações em Edição, Direção, Fotografia e Roteiro Adaptado.
7. O Menino e o Mundo
Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Primeira animação da lista, o longa foi indicado a Melhor Animação em 2013, há apenas 10 anos.
8. Democracia em Vertigem
Documentário político e memórias pessoais se misturam nesta análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a polarização da nação.
Distribuído pela Netflix, o documentário de Petra Costa levou o Brasil, em 2019, a garantir a primeira indicação do país por Melhor Documentário.
Menções honrosas:
Esses filmes não são brasileiros, a produção não é brasileira, e talvez nem representem o Brasil tão bem. Mas eles garantiram a indicação para alguns brasileiros.
1. Brazil
Miguel Soares (Tito Guízar) é um compositor brasileiro que enfrenta um bloqueio criativo enquanto tenta compor uma nova música para o Concurso Nacional de Canção Brasileira, a ser realizado no Rio de Janeiro. Após o sucesso de seu último hit, Brasil, ele busca repetir o feito, mas a pressão o deixa ainda mais desafiado. Em meio a esse processo, Miguel se apaixona por Nicky Henderson (Virginia Bruce), uma famosa romancista americana e autora do best-seller Por que Casar-se com um Latino? Para conquistar o coração da escritora, ele cria um plano inusitado: se disfarça de gêmeos, na tentativa de impressioná-la com sua habilidade e carisma. Nicky, por sua vez, está no Brasil pesquisando para seu próximo livro, o que torna esse encontro ainda mais envolvente e cheio de reviravoltas românticas e culturais.
Produzido nos EUA e com um mexicano no papel de brasileiro, de Brasil mesmo, o filme só tem a música "Rio de Janeiro", de Ary Barroso, que garantiu a primeira indicação da história a um brasileiro, por Melhor Canção Original, em 1945.
2. O Beijo da Mulher Aranha
No presídio de um país latino-americano, Luís Molina e Valentín Arregui são dois prisioneiros que dividem a mesma cela. O sonhador Luís é homossexual e distrai seu companheiro de cárcere com as histórias fantásticas que conta noite após noite. Valentín é um preso político devotado à sua causa, mas que sofre por estar longe da mulher que ama. Apesar das diferenças e do estranhamento inicial, a dupla aprende a se respeitar à medida que o tempo passa.
Mais uma produção dos EUA, mas co-produzido por brasileiros, e com Sônia Braga, Milton Gonçalves e Nuno Leal Maia no elenco, o filme foi indicado a Melhor Filme, e o diretor, o argentino Hector Babenco, naturalizado no Brasil, foi indicado a Melhor Diretor.
3. Rio
Capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer, a arara Blu nunca aprendeu a voar e vive uma vida domesticada feliz em Minnesota, nos Estados Unidos, com sua dona, Linda. Blu pensa que é a última arara de sua espécie. Mas quando descobrem que Jewel, uma fêmea, vive no Rio de Janeiro, Blu e Linda vão ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade.
Mais uma vez produzido nos EUA, o longa de animação foi dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, mas ele não é o motivo de estar nesta lista. A música "Real in Rio", de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, foi indicada a "Melhor Canção Original" em 2012.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar