
Nesta terça-feira (23), a estrela de grandes filmes europeus, Claudia Cardinale morreu aos 87 anos de idade. A causa d amorte não foi divulgada. De carisma único, a atriz estrelou grandes clássicos, entre eles 8½, clássico de Federico Felini de, e O Leopardo, do diretor Luchino Visconti, ambos lançados em 1963.
Nascida na Tunísia, de família siciliana e mãe francesa, Claudia ingressou no cinema quase por acaso. Ainda jovem, venceu concursos de beleza que a levaram à Itália, onde rapidamente se envolveu com o universo cinematográfico. Ao longo da carreira, participou de mais de 150 filmes entre a Europa e Hollywood, colaborando com grandes mestres do cinema — além de Visconti e Fellini, trabalhou com Sergio Leone, Werner Herzog, Blake Edwards, Manoel de Oliveira, entre outros.
Carreira
A artista iniciou sua carreira no final dos anos 1950 e logo se tornou uma das atrizes mais disputadas no meio, o que resultou em sua ampla filmografia. Os papéis de maior relevância vieram em 1960, com O Belo Antônio, no qual fez par romântico com Marcello Mastroianni, e Rocco e Seus Irmãos (1960), de Luchino Visconti. Em 1963, um ano marcante de conquistas, ela estrelou não apenas 8½ e O Leopardo, mas também a comédia hollywoodiana A Pantera Cor-de-Rosa. Sua incursão mais emblemática no cinema norte-americano viria em 1968, com o western spaghetti Era uma Vez no Oeste, dirigido por Sergio Leone e estrelado por Henry Fonda.
Quer mais notícias sobre Cinema? Acesse nosso canal no WhatsApp
Sem intenção de se fixar nos Estados Unidos, seguiu apostando no cinema europeu. Além das produções italianas, atuou em diversos filmes franceses, idioma que dominava desde a infância — também falava árabe, inglês e espanhol. Em 1971, protagonizou As Petroleiras, faroeste francês de viés feminista dirigido por Christian-Jacque e Guy Casaril, ao lado de Brigitte Bardot, com quem cultivou uma forte amizade.
Entre 1966 e 1975, Claudia foi casada com o produtor e cineasta italiano Franco Cristaldi. Mais tarde, iniciou uma longa relação com o diretor Pasquale Squitieri, que durou até a morte dele, em 2017. Ao longo da vida, teve dois filhos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar