plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CINEMA

Oliver Twist em cartaz hoje na Saraiva

Sombras, escuridão e pobreza transformadas numa bela fábula sobre uma criança pobre maltratada por todos durante a infância e que se torna um pivete pelas ruas de Londres. Assim é a história de Oliver Twist, clássico romance de Charles Dickens que ganhou

twitter Google News

Sombras, escuridão e pobreza transformadas numa bela fábula sobre uma criança pobre maltratada por todos durante a infância e que se torna um pivete pelas ruas de Londres. Assim é a história de Oliver Twist, clássico romance de Charles Dickens que ganhou sua primeira versão para os cin emas em 1948, pelas mãos do talentoso diretor David Lean. O filme pode ser conferido hoje (6), na sessão promovida pela Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) na livraria Saraiva.

Realizado dois anos após o êxito de “Grandes Esperanças” – adaptação de outra obra de Dickens – “Oliver Twist” manteve a integridade no tratamento literário e cuidadosa construção dramática, marcas fundamentais do trabalho de Lean, um perfeccionista que foi um dos grandes cineastas classicistas da história.

Dotado de notável intuição fílmica e delicadeza de sentimentos, ele era um incrível contador de histórias, que intuia cenas de tamanho requinte visual e perfeição técnica, mas que também mexiam com os sentimentos das plateias. Tamanha precisão lhe possibilitou realizar apenas 16 filmes, sendo que a maioria considerada de qualidade, além de clássicos como “Lawrence da Arábia”.

Protagonista de “Oliver Twist”, o jovem John Howard Davies foi selecionado entre 1.500 candidatos. A incrível caracterização de Sr. Alec Guiness, como Fagin, o corruptor de menores, é inesquecível, e deixa mais autêntico o grande melodrama poético, do menino cuja mãe morre num pântano e assiste a atitudes vis dos humanos, como assassinatos e roubos.

O aspecto social foi abordado com veemência, evocando-se as condições desumanas dos pobres, a miséria e a sordidez de Londres do século XIX e, novamente, um elenco impecável no qual se destacavam, além de Guiness, Robert Newton (Bill Sykes), Anthony Newley (Artful Dodges), Kay Walsh (Nancy) e Francis L. Sullivan (Mr. Bumble), numa galeria de retratos dicksenianos.

David Lean recebeu o Leão de Ouro como melhor diretor no Festival Internacional de Veneza por este filme, entre outros prêmios por filmes como “Ponte do Rio Kwai” e “Doutor Jivago”, que figuram na galeria dos grandes momentos da sétima arte. “Gosto de uma boa história, bem consistente, com começo, meio e fim. A maioria dos filmes novos parecem diários. Não têm construção dramática. E devo dizer que gosto de uma boa construção dramática. Gosto de me emocionar quando vou ao cinema”, dizia ele.

ASSISTA
“Oliver Twist”, de David Lean. Hoje (6), às 19h, na sessão ACCPA/Saraiva, na Livraria Saraiva (2º piso do Boulevard Shopping). Entrada franca. Após a sessão, debate com os membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará. (Diário do Pará)







VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!