Ir ao cinema pelos menos uma vez por semana é uma prática adotada não só por cinéfilos, mas também por pessoas que procuram ali uma opção de entretenimento. A opção pelos filmes legendados sempre foi maior do que a dos filmes dublados. O fato de se ouvir o som original, perceber melhor a interpretação dos atores, dá mais vivacidade aos filmes.
Em Belém, a maioria dos cinemas está com filmes em cópias dubladas, o que causa algumas chateações para quem não gosta de ouvir nenhum tipo de dublagem, ainda mais daquele filme que você esperou meses para entrar em cartaz.
Algumas pessoas até se queixam com o argumento de que por não terem o inglês fluente, não têm a obrigação de ver filmes com legendas e perder tempo com elas, desviando a atenção do que se passa na tela.Mas a verdade é que o incentivo à leitura é tão pequeno no Brasil, que tende a fazer com que a mente das pessoas fiquem preguiçosas a leituras rápidas, como é o caso das legendas em filmes.
Já nas redes sociais existe um grande número de pessoas que reclamam a cada ida ao cinema. Mas não é por causa do filme ou diretor ruim, a verdade, é que as dublagens incomodam mais do que ajudam. Para o advogado Maurício Lima, um filme dublado perde toda a real interpretação dos atores. “Minha preferência por filmes legendados é maior, isso não significa que não eu não assista aos filmes dublados, mas é claro que eles perdem toda a essência quando na voz de outras pessoas”.
Para o jornalista Roger Elarrat, os filmes dublados funcionam mais quando são filmes de animação.“Filmes de animação podem até ser melhores dublados, mas os outros filmes, não. Nos filmes legendados percebe-se melhor a interpretação original dos atores, e é isso que deixa o filme mais emocionante”,explica.
Já para o multimídia Bruno Fagundes, os filmes legendados são mais interessantes, ele não que não perde nenhuma estreia de filmes diz que geralmente nessas ocasiões as pessoas não param de falar na hora da sessão, e a legenda é a melhor opção.
“É muito ‘burburinho’, muita gente falando e comentando o filme ao mesmo tempo, não consigo me concentrar. Apesar de não ter o inglês fluente, prefiro as legendas mais por essa questão de comodidade”.
Para o gerente de marketing da rede Moviecom Belém, Marco Antônio Moreira,o fato da maioria dos filmes que estão em cartazes em Belém serem dublados,tem uma justificativa. “De dez anos para cá o mercado do cinema tem crescido muito, e a opção por filmes dublados é maior do que a por filmes legendados. Isso é comprovado quando se vê o faturamento do último filme do Harry Potter, que é bem maior nos filmes dublados. O exibidor dos filmes exibe apenas o que o mercado pede, e se a preferência é maior por dublados, é isso que vai ser mais visto”, explica, dizendo ainda que a partir do momento que tiver mais salas de cinema em Belém, talvez dublados e legendados se equilibrem. “Para um filme, em cada cinema, terá uma cópia dublada e legendada, mas isso vai depender do número de salas que um cinema vai ter”.
Legendado é melhor!
- Você treina a sua leitura de uma forma menos monótona; Um filme é composto por imagem e som, ao ser dublado, o som perde a qualidade;
- O dublador nunca vai conseguir passar a mesma emoção do que o ator do filme, que se preparou bastante para o papel, com trabalhos específicos de voz, inclusive;
- Você se habitua a outros idiomas, fazendo com que, se um dia resolver estudá-lo, este não seja muito difícil;
- Legendas são mais fiéis aos textos originais do que as dublagens.
(TDB/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar