Três documentários que trazem um pouco das histórias musicais do Pará, Amazonas e Maranhão estão em destaque no Cineclube Alexandrino Moreira de segunda-feira (24): “Mestre Damasceno - o Resplendor da Resistência Marajoara” de Guto Nunes (PA); “Jamaica Brasileira”, de Gleyser Azevedo (MA) e “Jovens de Tefé” de Fernando Segtowick (AM/PA). As sessões começam às 19h, com entrada franca.
Dirigido por Guto Nunes, “Mestre Damasceno - o Resplendor da Resistência Marajoara” foi realizado com o patrocínio da Oi, através da Lei Semear de Incentivo à Cultura. Afroindígena, cego, criador do búfalo-bumbá e mestre da cultura popular marajoara, Damasceno Gregório dos Santos, o mestre Damasceno foi redescoberto pelo diretor num documentário de 30 minutos de duração.
Com mais de 400 composições, entre elas xotes, chulas, sambas, carimbós e toadas de boi, a vida de mestre Damasceno é permeada de música, formando um universo que quase foi esquecido. De todo seu acervo, apenas quatro músicas estão gravadas e estão no CD “Salvaterra Canta Carimbó”.
“Fui criado no universo do Marajó, brincando a manifestação cultural 'búfalo-bumbá'. Quando meu primeiro filho completou seis meses, levei ele a Salvaterra e percebi que a cidade andava parada, devido a inovação tecnológica. Logo depois fiz um vídeo experimental de 15 minutos, contando a história do mestre Damasceno. Inscrevi o vídeo na Secretaria de Identidade de Diversidade da Cultura do MinC e ele foi contemplado com o prêmio Dona Maria Isabel”, explicou o diretor Guto Nunes.
Com direção de Gleyser Azevedo, o documentário “Jamaica Brasileira” mostra a cena do reggae e sua importância em São Luís do Maranhão. O documentário com 33 minutos de duração é parte da mostra da Associação Brasileira de Documentaristas do Maranhão ABD-MA e está no acervo do Núcleo de Produção Digital - NPD. Já o documentário “Jovens de Tefé”, dirigido em 2008 por Fernando Segtowick, conta em 19 minutos a história de jovens da cidade de Tefé e da reserva Mamirauá, ambas localizadas no estado do Amazonas.
De acordo com Afonso Gallindo, “a mostra de segunda-feira busca contemplar as produções independentes de documentários que possuem olhares diferenciados sobre as realidades da Amazônia legal”, explica o gerente do Núcleo de Produção Digital (NPD).
SERVIÇO
Documentários da região amazônica no Cineclube Alexandrino Moreira
Data: 24 de fevereiro, às 19h
“Mestre Damasceno - o Resplendor da Resistência Marajoara” de Guto Nunes (PA)
“Jamaica Brasileira” de Gleyser Azevedo (MA)
“Jovens de Tefé” de Fernando Segtowick (PA/AM)
Local: Teatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236 – Ao lado da Basílica de Nazaré
(DOL com informações da Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar