plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CINEMA

"O Senhor do Labirinto", de Geraldo Motta

“O Senhor do Labirinto”, filme lançado no final do ano passado, mas ainda em processo de distribuição pelos cinemas do Brasil, conta a história real de Arthur Bispo do Rosário. Sergipano, pobre, negro, nascido em 1909. No final dos anos 20, Arthur mudo

twitter Google News

“O Senhor do Labirinto”, filme lançado no final do ano passado, mas ainda em processo de distribuição pelos cinemas do Brasil, conta a história real de Arthur Bispo do Rosário. Sergipano, pobre, negro, nascido em 1909.

No final dos anos 20, Arthur mudou-se para o Rio de Janeiro e foi marinheiro, pugilista, lavador de bonde e borracheiro. No exercício destas duas últimas funções, sofreu um acidente de trabalho e processou a empresa.

Depois, passou a trabalhar na casa do advogado que o defendeu na causa trabalhista até o dia em que começou a sofrer de delírios e alucinações, em 1938.

Arthur Bispo do Rosário acreditava ser Jesus e foi internado, durante 50 anos, na colônia Juliano Moreira, diagnosticado como esquizofrênico-paranoico, um psicótico.

De acordo com o historiador de arte, Frederico de Morais, o potencial artístico de Bispo intensificou-se em 1967, quando estava recluso na solitária, por ter agredido outro interno, disse ter escutado uma voz que dizia “está na hora de você reconstruir o mundo”.

A partir deste episódio, Bispo começa a usar a arte para retratar o que vê no mundo e permanece, por vontade própria, sete anos recluso em seu “castelo”, seu quarto no hospício, onde só deixava entrar quem conseguia ver sua aura.

Até os dias de hoje, a arte dele é exaltada por críticos como “a melhor produção da vanguarda internacional”. Arthur Bispo do Rosário é um dos exemplos mais representativos da forma com que psicóticos encontram na arte uma forma de restabelecer contato com a realidade.

Alguns outros nomes bem conhecidos foram Van Gogh, James Joyce e Antonin Artaud. Veja o trailer oficial do filme que narra a história deste personagem tão importante para a história da arte brasileira.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias