O coletivo Casa Preto tem como alma, seus tambores que são elementos da raiz africana voltada para o mundo da cultura negra e da cultura popular. Lá são produzidos instrumentos musicais sob encomenda, como curimbós, agbê, alfaias de Maracatu e outros.

A Casa Preta fica na ilha de Caratateua, no bairro do São João do Outeiro, distrito de Belém.

O local foi fundado há 10 anos e hoje é um ponto cultural reconhecido pelo Programa Cultura Viva. Os trabalhos que desenvolvem aliam identidade cultural à sustentabilidade socioeconômica, envolvendo educação afro popular, engajamento político e capacitações profissionalizantes.

A entidade social produz oficinas, interferências, debates e discussões para produção ideológica e cultural de ideias Pan-africanistas, com foco na mobilização de movimentos culturais como o movimento Hip-hop, cultura ancestral africana, cultura digital e movimentos ambientais.

No local se reúnem batuqueiros e brincantes da cultura negra e popular, onde são homenageados, dão aulas, tocam e convivem.

Acreditando na auto-gestão, o coletivo mantém sua oficina de tambores sobe encomenda. Caso queria encomendar é só ir até o local ou entrar em contado com a Casa Preta através das redes sociais. 

Foto: Reprodução/Facebook

MAIS ACESSADAS