Um peregrino mostrando a vida de outros peregrinos. Assim é o novo projeto do fotógrafo e filmmaker Maycon Nunes. O catarinense radicado no Pará criou a web série Encontros com o Peregrino, com o objetivo de mostrar um pouco da história de anônimos pela cidade de Belém. Em pouco tempo a ideia foi abraçada pelo público.

Tudo surgiu a partir das andanças do profissional pelo estado e o contato com histórias de vida inacessíveis a muitas pessoas. Maycon, que construiu sua carreira na capital paraense, deu vida a uma ideia antiga: a de dar voz aos que não tem voz. “A profissão me faz ter muitos encontros aleatórios. Andar pelas ruas e ter acesso a história de tantas pessoas surpreendentes me fez querer dar voz aos personagens que encontro. E assim nasceu o Peregrino”, explica.

A web série teve seu primeiro capítulo publicado na última sexta-feira (20) e mostra o artista de rua paraense Paulo Souza, que costuma tocar em coletivos da cidade. Com pouco menos de três minutos de duração, o vídeo, gravado em preto e branco, exibe o artista urbano tocando uma composição religiosa, o que dá profundidade a sua fé. Veja:

Viajante e observador por natureza, Maycon Nunes realiza projetos como esse há pelo menos sete anos, sempre com crônicas da vida cotidiana e seus personagens anônimos. Muitos destes encontros acontecem dentro de coletivos, quando Maycon está retornando para casa ou indo para o trabalho. É um gosto pessoal, como afirma. A profundidade da vida de pessoas comuns não escapa às suas lentes. Não há critérios ortodoxos. Tudo flui naturalmente.

“Eu ouço, pergunto, e escrevo. Algumas histórias são normais, já outras são fortes. Como a do seu Lamparina, do professor que distribui livros nos ônibus, do Baiano e seu Caramelo, o cachorrinho dele. Do casal que vende bombons no ônibus pra casar”, diz, citando os próximos personagens da web série, que pode ser acompanhada através do perfil de Maycon Nunes no Instagram.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS